Empréstimos fraudulentos lideram golpes contra idosos atendidos pela Sejusc

Sejusc Unidades do Cipdi atendem idosos vítimas de golpes Fotos Lincoln Ferreira ()
Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atendeu mais de 500 casos de golpes e tentativas de fraudes contra pessoas idosas entre abril e dezembro de 2024. Os dados foram registrados nas três unidades do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), em Manaus, e evidenciam um cenário preocupante, especialmente com as mulheres representando 52% das vítimas.


Principais tipos de golpes

A maioria dos casos envolve empréstimos fraudulentos feitos em nome dos idosos, muitas vezes praticados por terceiros ou até familiares. Em outras situações, os crimes patrimoniais e financeiros exploram a vulnerabilidade das vítimas, seja por desinformação ou pela complexidade no acesso a meios digitais.


De acordo com o coordenador do eixo de apoio e orientação jurídica da Sejusc, Pietro de Holanda, os casos somam 556 atendimentos jurídicos em 2024, com uma média de 5 a 10 atendimentos diários.

Como funciona o atendimento

Os Centros Integrados de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI) atuam na prevenção e combate à violência contra idosos, oferecendo serviços como:

  • Atendimento psicossocial e jurídico;
  • Registro de denúncias e encaminhamentos para órgãos competentes;
  • Mediação de conflitos familiares;
  • Atividades lúdicas e visitas domiciliares.

Após o atendimento inicial, os casos são encaminhados para órgãos da rede de proteção, como:

  • Delegacia Especializada em Crime Contra Idoso (DECCI);
  • Defensoria Pública do Amazonas (DPE);
  • Procon Amazonas;
  • Ministério Público do Amazonas (MP-AM);
  • Casa da Cidadania.

Endereços das unidades CIPDI

Os atendimentos são realizados em três unidades localizadas em Manaus:

  • Parque Dez: Rua do Comércio, nº 270;
  • PAC Shopping Via Norte: Av. Grande Circular, 288;
  • PAC São José: Av. Cosme Ferreira, 4.605, São José Operário.

Para dúvidas e mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (92) 98500-6332.

Campanhas de prevenção e conscientização

Com o programa “EnvelheSer 60+”, lançado em abril de 2024, a Sejusc intensificou ações educativas para orientar idosos sobre os riscos de golpes, especialmente em transações financeiras e empréstimos. A campanha, que segue até janeiro de 2025, conta com o apoio da Defensoria Pública e do Ministério Público, com foco em difundir informações claras e acessíveis aos idosos.

Pietro alerta que muitos idosos caem em golpes devido à falta de familiaridade com canais virtuais.

Como se proteger

A Sejusc reforça algumas orientações para evitar golpes financeiros:

  • Nunca compartilhe dados pessoais ou bancários com desconhecidos;
  • Desconfie de ligações e mensagens que pedem informações financeiras;
  • Em casos de suspeita de golpe, procure os centros de proteção ou denuncie diretamente na Delegacia Especializada.

Com o trabalho contínuo de atendimento e conscientização, a Sejusc reafirma seu compromisso em proteger e garantir os direitos das pessoas idosas no Amazonas. O foco é combater fraudes e promover uma maior segurança patrimonial para este público vulnerável.

 

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