
A primeira formatura do Ensino Médio Técnico da Fundação Matias Machline (FMM), de egressos da rede pública de ensino, que ocorreu na noite de quinta-feira (29), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, foi marcada por muita emoção por parte de familiares e formandos que, além de comemorar o término do Ensino Médio, também comemoraram a aprovação em universidades públicas federais e estaduais. O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o vice-governador, Tadeu de Souza, participaram da solenidade de formatura referente aos cursos de Informática e Mecatrônica na instituição.
Os 319 alunos ingressaram na instituição por meio do convênio entre o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e da Fundação Matias Machline (FMM), assinado em 2023, para beneficiar alunos que concluíram o ensino fundamental em escolas da rede pública.

“Isso prova mais uma vez o quanto temos evoluído e a importância que é a gente fazer a aplicação da política pública de forma correta e de forma comprometida”, disse o governador Wilson Lima, que participou da solenidade acompanhado do vice-governador, Tadeu de Souza, do presidente da Fundação Matias Machline, Sung Un Song, e demais autoridades.
Aluna do curso de Informática durante os três anos do Ensino Médio Técnico, Eloisa Florenzano falou da experiência que lhe abriu portas para novas oportunidades.
“Eu posso dizer que isso mudou a minha vida completamente. Se hoje eu consegui passar nos cursos que eu queria, é porque a Fundação me ajudou desde o início”, disse a, agora, ex-aluna da FMM, aprovada nos cursos de Medicina, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Direito, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Brayan Alves, de 18 anos, foi aluno do curso de Mecatrônica durante os três anos e agora comemora aprovação em 1º lugar para o curso de Medicina da Ufam. “É uma oportunidade de ouro, porque eu acredito muito que esse convênio mudou a realidade de muitas famílias”, enfatizou o egresso.

Outra ex-aluna da rede pública que conseguiu acesso ao Ensino Médio Técnico foi Ester Lohany Soares. Ela conta que teve acesso a disciplinas, em seu 1º ano na FMM, que seus irmãos estavam estudando em cursos superiores de Engenharia.
“Isso foi muito importante. Eu achei uma oportunidade incrível, porque meus pais não teriam condições de pagar a Fundação Matias Machline, e com a parceria do Governo eu consegui ingressar na escola”, explicou Ester Lohany, que foi aprovada em 1º lugar no curso de Direito da Ufam.

Novas vagas
No dia 15 de janeiro, o governador Wilson Lima anunciou o novo edital do processo seletivo para o Ensino Médio Técnico 2026. Foram disponibilizadas 322 vagas gratuitas para estudantes da rede pública estadual com formação técnica integrada ao ensino médio.

O cronograma do processo seletivo prevê que a lista com o nome dos aprovados seja divulgada no dia 2 de fevereiro, tendo os aprovados os dias 3 e 4 do mesmo mês para efetuar a matrícula. As aulas do Ensino Médio Técnico 2026 estão previstas para iniciar no dia 5 de fevereiro.
Com informações da assessoria





