
Com o objetivo de priorizar a segurança dos usuários do transporte público, a Prefeitura de Manaus, através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), adotou uma medida para garantir que os passageiros possam embarcar e desembarcar em locais mais seguros fora dos pontos de ônibus a partir das 22h. A determinação entrou em vigor na segunda-feira, 17 de julho, e recomenda que os embarques e desembarques ocorram em áreas bem iluminadas e próximas a residências ou comércios.
Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU, explicou os detalhes da medida. Ele destacou que, seguindo a orientação do prefeito David Almeida, um planejamento foi realizado para garantir que os usuários de transporte público se sintam mais seguros ao aguardar o ônibus em locais alternativos e mais protegidos, fora dos pontos de parada regulares. Ele acrescentou que a escolha de lugares próximos a farmácias, comércios ou qualquer área que ofereça maior segurança será aceita. O IMMU enviou um ofício às empresas de ônibus e ao Sinetram para que a medida seja implementada imediatamente, e os usuários serão informados sobre essa possibilidade para que possam optar por locais mais seguros de embarque.
Essa determinação faz parte das várias ações da administração municipal para aumentar a segurança da população. Além disso, outras medidas têm sido adotadas, como a instalação de câmeras de monitoramento em mais ônibus, onde ainda não foram instaladas, e o monitoramento em tempo real das câmeras dos Terminais de Integração, já em funcionamento nos T2 (Cachoeirinha) e T1 (Constantino Nery). Todas essas ações visam garantir a segurança e o bem-estar dos passageiros durante suas viagens.
Nas redes sociais, alguns usuários do transporte público comemoraram: “Obrigada por se preocuparem com os passageiros. Tudo que queremos é voltar com segurança para o nosso destino”. “Talvez ajude em algo”. E outros mais.