Em Maués, Wilson Lima entrega estrutura fixa do Corpo de Bombeiros

Em Maués, Wilson Lima entrega estrutura fixa do Corpo de Bombeiros
Em Maués, Wilson Lima entrega estrutura fixa do Corpo de Bombeiros

O Grupamento Integrado de Combate a Incêndio em Maués é a quarta inaugurada no interior em 2025 e reforça presença do Corpo de Bombeiros no interior.


Na véspera do aniversário de 192 anos da cidade de Maués, o governador Wilson Lima entregou, nesta terça-feira (24/06), o novo Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP). A estrutura fixa do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vai reforçar a presença da corporação no interior do estado e integra o plano de regionalização das forças de segurança executado pelo Governo do Amazonas em parceria com o Ministério da Justiça e as prefeituras.

“Nós estamos entregando essa estrutura assim como em outros municípios, além de cinco bombeiros militares que se somam aos brigadistas que a prefeitura está colocando a disposição. Isso vai ser importante para o período que se aproxima da estiagem, mas sobretudo proteção civil para poder ajudar a população em geral com uma estrutura permanente”, explicou o governador Wilson Lima.

Também participaram da entrega os deputados estaduais Cabo Maciel e João Luiz, e a prefeita de Maués, Marcelly Veras.

Esta é a quarta unidade inaugurada no interior em 2025, após as entregas realizadas em Tapauá, Rio Preto da Eva e Novo Aripuanã. A expectativa é de que com a implantação das novas bases, o número de municípios com estrutura fixa da corporação salte de 11 para 27 até o final do ano.

Com área construída de mais de 354 metros quadrados, a base de Maués possui alojamentos masculino e feminino, copa, recepção, sala de comando, sala de instrução, administração e garagem. A estrutura foi equipada com viatura Auto Tanque Florestal (ATF) com capacidade para 10 mil litros de água, uma picape com kit completo de combate a incêndio, motosserras, moto bombas, esguichos, lanternas, pulverizadores, escadas, cones e outros equipamentos essenciais para ocorrências urbanas e florestais.

Além dos cinco bombeiros militares designados de forma permanente para atuar no município, 13 brigadistas foram cedidos pela Prefeitura de Maués e vão compor a equipe local, ampliando a capacidade de resposta a emergências na sede e nas comunidades rurais.

“Esse projeto é muitíssimo importante no sentido de trazer o atendimento às ocorrências e às emergências locais para as regiões mais distantes do município e foi dimensionado pensando no período de estiagem. O Corpo de Bombeiros está enviando um efetivo necessário para o comando do quartel e também viatura e materiais de combate incêndio”, acrescentou o tenente-coronel do GCIP, Cristiano Ferreira.

O GCIP de Maués segue o modelo previsto na Lei Federal nº 13.425/2017 e na Lei Estadual nº 6.987/2024, que regulamentam a atuação integrada entre Estado e municípios. Os grupamentos funcionam como núcleos de resposta rápida a desastres e situações de risco, com atuação coordenada entre os bombeiros militares e os brigadistas locais, que recebem formação técnica com duração de 18 meses e carga horária de 480 horas.

Durante o curso de formação os brigadistas receberão capacitação em áreas como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e atuação em ocorrências com produtos perigosos. Ao final do treinamento, os participantes recebem certificação como Bombeiro Civil, reconhecida oficialmente pelo CBMAM.

O investimento total na implantação dos GCIPs no estado é de R$ 25 milhões, entre recursos federais e estaduais. Às prefeituras cabe a estrutura física e a cessão dos brigadistas que atuarão nas unidades.

A entrega em Maués representa mais um passo do Governo do Amazonas na ampliação das estruturas permanentes de segurança e proteção civil no interior, contribuindo não apenas para a resposta a desastres, mas também para a geração de emprego, capacitação profissional e fortalecimento do vínculo entre estado e municípios.