EJA no Amazonas: Governo anuncia calendário de matrícula para o segundo semestre de 2024

foto: Euzivaldo Queiroz

O calendário de matrículas para o segundo semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em unidades de ensino, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, começa na segunda-feira (8). O cronograma inclui os processos de rematrículas automáticas, reordenamentos, transferências, matrícula de novos alunos e atendimento a retardatários.

As rematrículas automáticas acontecerão nos dias 8 e 9 de julho e, durante o período, não é necessária a presença dos estudantes ou dos responsáveis na escola, pois toda a documentação já está no sistema das unidades de ensino da Secretaria de Educação.

A próxima fase é o reordenamento, destinado aos alunos cuja escola atual não oferece continuidade de ensino e que serão automaticamente reordenados para outra, no dia 10 de julho. Porém, no dia 11 de julho, é necessário que os responsáveis apresentem os documentos dos estudantes, na nova escola, para confirmar a matrícula.

Em seguida, no dia 12, terá início o período de matrícula para os novos alunos e de transferência de estudantes rematriculados e reordenados automaticamente, que queiram mudar de unidade de ensino. Os responsáveis têm até o dia 15 de julho para entregar as documentações nas escolas e, assim, confirmar os processos solicitados.

Os procedimentos de matrícula e transferência para o segundo semestre letivo poderão ser feitos on-line, por meio do site de matrículas (matriculas.am.gov.br), onde deverá ser feito um cadastro prévio. Também é possível fazer a matrícula presencial nas escolas da rede estadual que oferecem a modalidade EJA.

Documentos

Os documentos (originais e cópias) necessários para a matrícula de novos alunos e transferência são: documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho ou Passaporte), CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento – caso o aluno tenha mudado de novo por este motivo, Histórico Escolar, Comprovante de Endereço e Comprovante de conclusão de escolaridade anterior a etapa pretendida.

Cadastro

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado e esse código deverá ser inserido na tela de cadastro inicial. Só depois dessa etapa será possível dar seguimento ao cadastro do responsável e do aluno.

Com informações da assessoria