Início Brasil EBC instala antena de TV 3.0 pioneira na Torre de TV de...

EBC instala antena de TV 3.0 pioneira na Torre de TV de Brasília


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) deu um passo importante na evolução da televisão brasileira ao instalar a primeira estação experimental da TV 3.0 na Torre de TV de Brasília. A iniciativa, autorizada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), presidido pela Anatel, visa testar a tecnologia que unirá a transmissão de TV aberta com a internet.


A participação da EBC, que gerencia emissoras como a TV Brasil, Canal Gov e Canal Educação, é considerada pioneira no desenvolvimento da TV 3.0. Segundo o presidente da EBC, André Basbaum, a nova tecnologia representa uma oportunidade de ampliar o acesso à informação e promover a inclusão digital.


O futuro da televisão

A TV 3.0 é projetada para ser híbrida, combinando o sinal de radiodifusão tradicional com a conectividade da internet. Isso permitirá aos telespectadores interagir com aplicativos diretamente na TV, acessar conteúdos adicionais fora da grade de programação e ter acesso a plataformas de serviços públicos. Para o diretor-geral da EBC, David Butter, a comunicação pública se posiciona na vanguarda da inovação tecnológica.

“Esse marco coloca a comunicação pública onde ela deve estar, à frente da inovação, na frente dos esforços de comunicação, de integração com tecnologia”, afirmou Butter.

Jornalismo profissional em destaque

André Basbaum ressaltou a importância do jornalismo profissional na era da TV 3.0. Ele defendeu a necessidade de um rigor ainda maior na técnica e na checagem das informações, destacando o papel fundamental do jornalismo como guia e farol do processo de comunicação.

“Nós, jornalistas profissionais, temos que ter ainda mais rigor na técnica, na checagem da informação, porque nós vamos ser muito mais importantes do que já fomos e do que somos”, declarou.

Implantação e expectativas

A estação experimental de Brasília operará em um canal de 6 MHz e faz parte do cronograma nacional de implantação do novo padrão de TV digital. O objetivo é testar a tecnologia de ponta e medir a qualidade do sinal em um ambiente colaborativo com todas as emissoras da capital federal. O presidente do Gired, Octavio Pieranti, explicou que, após os testes, as estações serão integradas ao sistema comercial de transmissão.

A expectativa é que a TV 3.0 entre no ar em junho deste ano, a tempo da Copa do Mundo de Futebol. O Ministério das Comunicações assegura que nenhum cidadão será prejudicado com a transição e que não haverá necessidade de troca imediata de televisores.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com