
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tornou público o resultado de vagas remanescentes do Comitê Editorial e de Programação (Comep), um órgão fundamental para a participação social na comunicação pública do país. As listas com os nomes dos representantes eleitos foram encaminhadas para aprovação da Presidência da República, que formalizará a designação dos membros por meio de decreto.
O Comep integra o Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas) da EBC, atuando em conjunto com o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi). A escolha dos novos membros representa um avanço na retomada das instâncias de participação social na empresa, que esteve sem esses colegiados por nove anos.
Mandato e elegibilidade
O mandato dos representantes escolhidos para as vagas remanescentes terá duração até 8 de julho de 2027, sendo a recondução vedada. Inicialmente, as vagas eram destinadas a representantes de três segmentos: cursos de Comunicação Social, comunidade cultural e entidades de defesa dos direitos humanos e minorias. Contudo, não houve inscrições de cursos de Comunicação Social.
Marco histórico na EBC
A instalação dos comitês do Sinpas, em junho de 2025, foi considerada um marco histórico para a EBC, que havia visto a extinção do antigo Conselho Curador em 2016. O Cpadi teve seus membros nomeados em 2024. Ambos os comitês foram eleitos por meio de um processo eleitoral aberto a toda a sociedade civil em 2024.
Objetivos dos comitês
O Comep tem como principal objetivo garantir a participação da sociedade civil no acompanhamento da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, assegurando a pluralidade da sociedade brasileira. Já o Cpadi foca no acompanhamento das diretrizes de programação das emissoras da EBC, promovendo a diversidade social, cultural, regional e étnica. Além disso, o Cpadi busca assegurar a pluralidade de ideias, estimular a produção regional e independente, e promover conteúdos educativos, artísticos, culturais, científicos e informativos.
Com informações da Agência Brasil





