O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira (13), por videoconferência, da cerimônia de comemoração dos 164 anos da Caixa Econômica Federal, que aconteceu em São Paulo. Desde 12 de janeiro de 1861, quando Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723 e fundou a instituição, a Caixa é o principal agente operador de políticas públicas do Governo Federal.
“Penso na felicidade de 23 milhões de famílias livres da fome, com a ajuda do Bolsa Família. Nas famílias que recebem as chaves de uma unidade do Minha Casa, Minha Vida e ficam livres do aluguel. Nos milhões de estudantes carentes do ensino médio que todos os meses recebem o Pé-de-Meia e ficam livres da obrigação de abandonar os estudos para trabalhar. Nos filhos dos trabalhadores que se tornam doutores com a ajuda do Fies. Nos agricultores familiares e nos pequenos empreendedores individuais que podem contar com o microcrédito da Caixa”, disse.
Em seu discurso, Lula declarou que é uma alegria poder contar com a parceria da Caixa na construção de um Brasil mais desenvolvido e mais feliz, e que o país cresce acima das previsões do mercado. “A geração de empregos bate recordes. A renda das famílias continua crescendo. Temos as menores taxas de pobreza e extrema pobreza da história”, afirmou.
O presidente destacou ainda as principais políticas operadas pela instituição, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Pé-de-Meia e o Fies. “Penso na felicidade de 23 milhões de famílias livres da fome, com a ajuda do Bolsa Família. Nas famílias que recebem as chaves de uma unidade do Minha Casa, Minha Vida e ficam livres do aluguel. Nos milhões de estudantes carentes do ensino médio que todos os meses recebem o Pé-de-Meia e ficam livres da obrigação de abandonar os estudos para trabalhar. Nos filhos dos trabalhadores que se tornam doutores com a ajuda do Fies. Nos agricultores familiares e nos pequenos empreendedores individuais que podem contar com o microcrédito da Caixa para financiar a produção rural e manter seus pequenos negócios”, pontuou ao frisar o papel importante dessas iniciativas na vida da população brasileira.
Com informações da Agência Gov