‘É muita emoção e alegria’, diz médica do Curso de Formação de Oficiais de Saúde da PM

foto: Alex Pazuello

O sentimento foi de emoção, gratidão e de alegria na vida dos 21 novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) que participaram, na terça-feira (16), da Formatura do Curso de Formação de Oficiais de Saúde (CFOS) da PMAM. A solenidade ocorreu no Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, com a presença do governador Wilson Lima.

Os profissionais foram convocados pelo governador Wilson Lima, no dia 6 de novembro de 2023, após a convocação de 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública. Os 21 novos oficiais de saúde da corporação militar iniciaram o curso de formação no dia 1º de dezembro do ano passado.

A primeira colocada no CFOS, Monique Vitoriano, é neurologista e foi promovida, pelo governador Wilson Lima, a 2ª tenente da PM. “É muita emoção. Foram muitas barreiras ultrapassadas, desafios e dificuldades vencidas, mas hoje é uma imensa alegria para mim e para minha família”.

O aspirante a oficial da PM, Diego Carvalho, é otorrinolaringologista e disse que será uma honra cuidar dos profissionais de segurança pública do estado. “Já sou um profissional médico, e sempre prestei assistência à população. E agora vou prestar assistência a outro público, que é o policial militar. Isso é duplamente melhor porque vou prestar assistência para aquela pessoa que cuida da nossa segurança”.

Os oficiais irão atender no Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado no bairro São Geraldo, centro-sul da capital, coordenado pela diretoria de Saúde (DS) da PMAM, que possui quatro subdivisões: Centro de Psicologia, Centro de Odontologia, Centro de Fisioterapia e Centro de Veterinária.

Entre as especialidades dos oficiais de saúde estão: enfermagem, fisioterapia, cardiologia, ecocardiografia, clínico geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, proctologia, psiquiatria, veterinária e farmácia.

A formação durou quatro meses para que os alunos tivessem acesso à rotina e adaptação militar com atividades previstas de instruções sobre Regimento Interno, Manual do Aluno, Normais Gerais de Ação (NGA), entre outras.

“O governador assumiu esse compromisso quando criou o programa Amazona Mais Seguro, em que criou vários projetos, entre eles, na área dos recursos humanos, realizando o concurso público, que depois de desdobraria com a capacitação desses profissionais e a inclusão. Esses passos estão sendo dados, pois há mais de dez anos não tínhamos concurso”, destacou o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Coronel Vinícius Almeida Paiva.

Formação

O CFOS foi realizado na sede da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), no Distrito Industrial, e foi coordenado pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM, por meio da Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar.

Investimentos

O governo Wilson Lima convocou, no ano passado, 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública. Além dos policiais militares, o chamamento incluiu bombeiros militares, policiais civis e servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Com informações da assessoria

Clique aqui para acessar o link