‘E Manaus meu chapa?’, questiona Whindersson Nunes para o presidente Lula sobre a intensa fumaça

foto: Lula- Ricardo Stuckert/ Whindersson - Instagram

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente Lula informou sobre a conversa que teve com o presidente de Israel, Isaac Herzog, onde agradeceu o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao Brasil. Nesse post, o humorista Whindersson Nunes o questionou a respeito das queimadas na Amazônia, o que tem deixando Manaus coberta por fumaça há dias.

“E Manaus meu chapa”, disse Whindersson. Em seguida, diversos manauaras comentaram a situação que estamos enfrentando. “Tem 3 dias, isso, 72h e contando mais, que respiramos fumaça pura.. sem intervalo.. Isso maltrata, mata.. e não é como vírus, que contamina quem entra em contato.. está no ar geral.. não tem como fugir.. está na rua, floresta, dentro das casas, afeta a todos..”, disse uma internauta.

Nesta semana, a prefeitura informou que Manaus entrou em estágio de ‘Mobilização’ devido à fumaça que encobre a cidade. A alteração foi analisada por especialistas de saúde e meio ambiente das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa); e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), devido à fumaça proveniente das queimadas.

Proteção

Para evitar problemas de saúde relacionados à exposição à fumaça, a Semsa recomenda que medidas de proteção simples sejam adotadas na rotina das famílias. A proteção individual pode ser feita especialmente com o uso de máscaras, hidratação oral, com o consumo reforçado de líquidos, principalmente água, e a lavagem dos olhos e do nariz, usando-se soro fisiológico para evitar o ressecamento e o agravamento de quadros de irritação.