O vereador Camilo Cristófaro (PSB) proferiu uma frase racista que vazou no plenário da Câmara Municipal de São Paulo (SP) durante uma sessão da CPI dos Aplicativos na manhã desta terça-feira (03).
No áudio vazado, é possível ouvir Cristófaro dizendo: “Não lavaram a calçada (…) é coisa de preto, né?”.
Grave: Vereador Camilo Cristófaro (PSB-SP) é acusado de racismo em áudio vazado na Câmara de São Paulo: “Não lava nem a calçada, é coisa de preto, né?”, por @niefraim via @YahooBr https://t.co/qDAGu4a8no pic.twitter.com/8hL6Wm5Wsm
— Jeff Nascimento (@jnascim) May 3, 2022
Cristófaro não participava da reunião presencial e possivelmente estava na rua enquanto se mantinha logado em um sistema de transmissão da Casa.
Horas após a declaração, o parlamentar de esquerda afirmou que estava falando de carros e não de pessoas.
Em nota, o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Milton Leite, afirmou que recebe a denúncia com “indignação” e diz que o caso será analisado pela Corregedoria da Câmara.
“Como negro e presidente da Câmara tenho lutado com todas as forças contra o racismo, crime que insiste em ser cometido dentro de uma Casa de Leis e fora dela também. O caso será apurado pela Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo”, diz a nota.
A vereadora Luana Alves (PSOL) afirmou nas redes sociais que entrará com uma representação contra o vereador do PSB: “No início da sessão da CPI dos Apps, agora há pouco, o termo “coisa de preto” foi proferido no microfone do plenário virtual. O áudio foi captado pelo microfone de um vereador. Entraremos com representação na corregedoria da Câmara para que seja investigado. RACISTAS NÃO PASSARÃO!”.
Com informações do Gazeta Brasil





