Duas recém-nascidas com cardiopatias congênitas receberam alta hospitalar no último fim de semana da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, em Manaus. O procedimento foi realizado através de uma parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que desenvolve o projeto “Pulsando Vidas”.
As crianças, Ayla Eloar e Aurora Vitória, foram diagnosticadas com cardiopatias congênitas logo após o nascimento. Ayla, de um dia de vida, foi diagnosticada com uma anormalidade no coração, e Aurora, de dois meses, com estenose aórtica grave.
Os procedimentos de cateterismo foram realizados no dia 22 de agosto e mostraram resultados positivos. As crianças receberam alta após alguns dias de procedimento, o que reduziu o tempo de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, não houve a necessidade de realizar transfusões sanguíneas, uso de medicamentos contínuos, ou acessos centrais.
O projeto “Pulsando Vidas” é uma iniciativa do Hospital Moinhos de Vento, do Estado do Rio Grande do Sul, que conta com uma pareceria do Ministério da Saúde. O projeto visa realizar procedimentos de cateterismo em recém-nascidos com cardiopatias congênitas, evitando a necessidade de cirurgias invasivas.