Direção do Detran Amazonas participa do lançamento da CNH do Brasil; confira as novas regras

Foto: Divulgação/Detran-AM

A direção do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) participou, na manhã desta terça-feira (9), em Brasília (DF), do lançamento da programa – e aplicativo – CNH do Brasil, que visa flexibilizar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e promove mudanças no processo de obtenção do documento. O programa é uma versão atualizada do aplicativo já existente Carteira Digital de Trânsito (CDT).


A partir de agora, o Governo Federal, por meio de resolução, desobriga as aulas que, até então, eram obrigatórias nos Centros de Formação de Condutores (CFCs); passa a disponibilizar aulas teóricas no próprio aplicativo e os alunos poderão treinar (sob supervisão de instrutores autônomos) e fazer a prova prática em veículos particulares.

“O Detran Amazonas está em Brasília acompanhando o lançamento da CNH do Brasil, um programa que vai facilitar para que as pessoas possam tirar sua habilitação. E por determinação do Governo do Estado, o Detran já está preparado para receber todos os candidatos que queiram tirar sua habilitação”, comenta David Fernandes, diretor-presidente do Detran-AM.

Segundo Fernandes, basta baixar o aplicativo CNH do Brasil, onde é possível encontrar as aulas teóricas e iniciar todo o processo de habilitação. “Acreditamos que com isso nós vamos melhorar o trânsito e as condutas”, reforça.

Além disso, as aulas práticas obrigatórias, que eram de 20 horas, passam a ser apenas de 2 horas. As provas práticas e teóricas, bem como os exames clínicos, seguem sendo uma exigência, e a prova pode ser realizada em carro automático.

O diretor técnico do Detran Amazonas, Wendell Waughan, destaca que as provas seguem sendo obrigatórias. “Apesar da série de mudanças, é bom informar ao cidadão que continuam algumas obrigatoriedades como os exames teóricos e práticos. Tudo isso tem um motivo que é sempre salvaguardar a vida de todo usuário do trânsito do Estado do Amazonas”, finaliza.

Ainda na solenidade de lançamento, foi anunciada a Medida Provisória (MP) que trata da renovação da CNH de forma automática para aqueles condutores que não possuam nenhuma multa. A previsão é que a MP seja publicada ainda nesta terça-feira.

Com informações da assessoria