
Com belíssimas paisagens naturais, grande biodiversidade e mundialmente conhecida por sua fauna e flora riquíssimas, Manaus é um destino imperdível para os amantes de história, culinária, cultura e ecoturismo.
Embora seja considerada uma metrópole, a cidade aspira ar puro e natureza exuberante. Por isso, se você pensa em fazer da capital da Amazônia o seu próximo destino, siga com a gente e confira as dicas que preparamos para você!
Qual a melhor época para visitar Manaus?
Tanto a cidade quanto a floresta podem ser visitadas em qualquer época do ano. Entretanto, vale lembrar que o clima de Manaus é sempre muito quente e abafado. Geralmente, durante os meses do verão, as chuvas são frequentes, por isso, se você pretende viajar durante a estação, o ideal é se preparar com antecedência.
Além disso, existem duas épocas para explorar as belezas da floresta: o período de cheia, quando o rio fica cheio e é possível observar os igarapés e igapós e o de seca, quando o volume de água nos rios é drasticamente reduzido.
É necessário compreender que conhecer a cidade durante a cheia é totalmente diferente de explorá-la na seca. Afinal, o nível dos rios muda drasticamente e interfere na paisagem e também nos passeios.
A mata inundada só pode ser observada durante a cheia, e as praias, somente durante a seca.
Os melhores pontos turísticos
Não é por acaso que Manaus atrai tantos turistas. A cidade é um prato cheio para pessoas que desejam se aproximar e vivenciar experiências incríveis em meio à natureza. Um dos passeios mais conhecidos da cidade é o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, que proporciona aos visitantes uma vista deslumbrante.
Contudo, é importante lembrar que nem só de ecoturismo vive a cidade. Graças à forte influência do Ciclo da Borracha (que ocorreu em XIX,) a capital amazônica abriga construções históricas que revelam toda a riqueza do período.
O Teatro Amazonas, por exemplo, conhecido como um cartão-postal da cidade, é um passeio obrigatório para aqueles que admiram a história do Brasil.
Para os amantes da culinária do Norte, o bairro de Ponta Negra é o melhor local para provar os deliciosos pratos típicos da região e ainda se banhar nas maravilhosas praias fluviais.
Outra vantagem de Manaus é que, quando comparada a outras capitais, a cidade é relativamente tranquila e segura. Por isso, não é preciso ter receio de andar nas ruas e desbravar o melhor dos destinos. Mas, ainda assim é necessário manter os cuidados básicos que qualquer cidade desconhecida requer.
Como chegar e onde ficar
A melhor forma de chegar até a capital da Amazônia depende muito do seu local de partida. Na maioria dos casos, o mais indicado é o traslado aéreo. Mas também é possível visitar a cidade por meio dos barcos que partem de Belém do Pará, por exemplo.
Em relação à estadia, existem muitas possibilidades.
É possível alugar um apartamento em Manaus e dispor de mais espaço e flexibilidade durante a estadia, ou então recorrer aos diversos hostels e hotéis disponíveis na cidade.
Entretanto, o ideal é buscar por estadias ou pesquisar por aluguel de apartamento em Manaus em locais mais próximos do centro e do Teatro da cidade. Afinal, além de mais acessibilidade, essa região também concentra os mais conhecidos pontos turísticos da cidade.
Enfim, gostou de saber mais sobre a capital da Amazônia e conferir as dicas para conhecer Manaus de forma prática e segura?