Policiais do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prenderam, na segunda-feira (1º), Valmique Viriato da Silva Neto, 21, por tentativa de latrocínio contra uma mulher, 40, no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul. O crime ocorreu em via pública do conjunto, na noite do dia 11 de janeiro deste ano.
Conforme o delegado Adriano Félix, titular da unidade policial, a vítima é diarista e estava saindo de seu trabalho, a caminho da parada de ônibus, quando foi abordada por Valmique Viriato e seu comparsa, identificado como David Souza de Andrade, 20. “Durante a abordagem, eles tomaram o aparelho celular da mulher, que esboça uma reação e corre atrás do David, a fim de pegar o celular de volta. Entretanto, neste momento o indivíduo efetua um disparo e atinge a perna da vítima”, disse.
Segundo o delegado, na data de ontem, foram expedidos os mandados de prisão preventiva dos dois infratores e, durante as diligências para cumpri-los, a equipe teve conhecimento de que David foi preso em março, por uma guarnição da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). “Ele praticou um roubo na avenida Tefé, bairro Cachoeirinha, zona sul, e foi encaminhado ao 1º DIP para os procedimentos. A motocicleta usada no latrocínio tentado contra a diarista foi apreendida também na data de ontem, com base no mandado de busca e apreensão que havíamos representado”, relatou.
Ainda de acordo com o delegado, em depoimento, Valmique Viriato confessou a ação criminosa e disse que a intenção não era efetuar nenhum disparo, entretanto, David optou por isso naquele momento. “O crime foi registrado por câmeras de segurança do local e as filmagens foram essenciais para que pudéssemos apreender o veículo e chegar à localização dos infratores, podendo, portanto, elucidar esse caso”, falou.
O delegado contou, ainda, que Valmique Viriato foi preso na rua 13 de Maio, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul. Quanto ao mandado de David, a equipe policial do 22º DIP irá diligenciar para cumpri-lo. Valmique Viriato da Silva Neto responderá por tentativa de latrocínio e ficará à disposição do Poder Judiciário.