A Operação Natal Seguro, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM), registrou 85 casos de alcoolemia entre a noite de terça-feira (24) e a manhã de quarta-feira (25). A ação ocorreu em dez pontos estratégicos de Manaus, abordando cerca de mil veículos.
Resultados da Operação
Entre os principais números da operação estão:
- 85 casos de alcoolemia registrados;
- 23 recusas ao teste do bafômetro;
- 294 veículos autuados;
- 50 motocicletas e sete carros removidos por irregularidades;
- 43 motoristas flagrados sem CNH ou PPD;
- Condução de motocicletas sem capacete: 36 casos;
- Dirigir utilizando calçado inadequado: 14 casos.
Durante as fiscalizações, foi registrada uma ocorrência de perseguição na avenida Constantino Nery, no bairro Chapada. Um motociclista, ao tentar fugir da abordagem, descartou um celular e 30 gramas de substância entorpecente, o que chamou a atenção das autoridades.
Objetivo e continuidade
O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, destacou que a operação seguirá até o dia 7 de janeiro com foco em salvar vidas.
O coordenador de Fiscalização do Detran-AM, Artur Cruz, enfatizou a necessidade de combater o binômio álcool e direção, principal causa de acidentes graves. Ele também destacou a preocupação com outras infrações que comprometem a segurança, como condução sem capacete ou sem habilitação.
Apoio integrado
A operação conta com o suporte do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que disponibilizam ferramentas de monitoramento para aumentar a eficiência das ações. Segundo o secretário executivo-adjunto da SSP-AM, coronel Almir Cavalcante, o trabalho conjunto entre os órgãos tem como objetivo reduzir infrações e preservar vidas durante o período de festas.
Balanço final
Apesar das várias infrações registradas, o número de acidentes foi controlado. Apenas um acidente foi contabilizado durante a operação, resultando em três vítimas lesionadas na zona Norte de Manaus.