
O aluno do curso de Medicina Luís Otávio Nogueira, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas, conquistou o 1º lugar na 5ª edição da Olimpíada de Medicina (Omed), na categoria Ciclo Clínico, realizada em 2025. Considerada a maior olimpíada acadêmica da área voltada para graduandos, a Omed é uma iniciativa criada em 2020 por alunos da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein e reúne estudantes de todo o país com o objetivo de desafiar o pensamento clínico, teórico e prático da Medicina de forma integrada e cooperativa.
A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Katia Couceiro, disse que a conquista é motivo de orgulho para a universidade, em especial para a ESA/UEA, ao ver um aluno que ainda está no processo de graduação ganhar destaque em uma competição em nível nacional.
“São alunos de todas as universidades do Brasil que ganham um cenário maior por se tratar de uma instituição de referência, como o Albert Einstein. A gente fica feliz com essa conquista, e a universidade só tem a agradecer. Cada vez mais, os professores ficam incentivados e orgulhosos do trabalho que nós estamos fazendo na nossa universidade.”
A prova foi aplicada em 13 cidades diferentes: São Paulo, Botucatu, Manaus, Belo Horizonte, Campo Grande, Imperatriz, Goiânia, Salvador, Aracajú, Barbalha Belém do Pará, Teresina e Juíz de Fora.
“Foi uma surpresa e uma felicidade muito grande, por sentir que o esforço e o estudo trouxeram essa gratificação, uma sensação de que você está indo no caminho certo, que está se tornando um médico melhor”, disse Luís Otávio, aluno do 11º período do curso Medicina da ESA/UEA.
A premiação corresponde a troféu, certificado e gratificação em dinheiro, além de um imersão durante dois dias no Hospital Israelita Albert Einstein.
Sobre a Omed
Desde 2020, sendo aplicada anualmente, a prova busca aproveitar-se de uma atmosfera competitiva e amistosa para estimular a aprimoramento do ensino médico pelo Brasil. Para isso, a Omed reúne os mais diversos conhecimentos da graduação e desafia competidores de diferentes faculdades e regiões do país a disputar por prêmios enquanto celebram um interesse em comum: a paixão pelo conhecimento.
A olimpíada é aberta a qualquer aluno da graduação de Medicina, do 1° ao 12° semestre, sendo dividida em Ciclo Básico e Clínico, adequados às matérias cobradas ao período de seus competidores.
Com informações da Assessoria





