Deslizamento de terra mata seis pessoas em Angra dos Reis e deixa 5 desaparecidas 

Seis pessoas morreram e pelo menos outras cinco estão desaparecidas depois que um deslizamento de terra atingiu seis casas no bairro Monsuaba, em Angra dos Reis (RJ), na madrugada deste sábado (2). As informações foram confirmadas no último boletim divulgado pela prefeitura, às 18h40. Com informações do G1. 

Os corpos encontrados soterrados são:

Menina, 4 anos
Criança, 9 anos
Criança, 11 anos
Rosa Maria da Silva, 40 anos
Adulto, 60 anos
Adulto

As idades informadas pela prefeitura são aproximadas, já que as vítimas ainda não foram identificadas. Todos os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal da cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas foram resgatadas com vida e levadas para o Hospital Municipal da Japuíba.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil da cidade trabalham nas buscas pelos desaparecidos, que vão continuar durante toda a noite.

Os imóveis atingidos ficam na Rua Francisco Cesário Alvim. O deslizamento foi provocado por um grande volume de chuva registrado na cidade nos últimos dias.

De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 48 horas, foram registrados 809 mm em Araçatiba, na Ilha Grande, e 694 mm no bairro da Monsuaba, que fica localizado no continente. O volume é considerado três vezes maior do que o esperado pelas autoridades do município.

Segundo a prefeitura, esta é a maior chuva da história de Angra dos Reis. Por conta dos transtornos, foi decretada situação de emergência.

Equipes da Defesa Civil, com a ajuda de profissionais de diferentes áreas da prefeitura, estão nas ruas prestando apoio à população.

Todas as sirenes do sistema de alerta — 20 blocos de sirenes, distribuídas em 26 bairros que abrangem as áreas de risco — soaram para alertar moradores sobre a possibilidade de deslizamentos e alagamentos.

Segundo a Defesa Civil, há previsão de mais 70 mm de chuva para este sábado e mais 30mm para domingo. O volume é menor do que o registrado nos últimos dias, mas há risco iminente de novos deslizamentos pela cidade, já que o solo está muito encharcado.

“A previsão de chuva para domingo não é tão grande, mas o solo está encharcado isso requer muita atenção dos moradores. Nosso pedido é que os moradores se atentem a todas as nossas orientações”, pediu o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, Jairo Fiães.