
Uma grande parte do barranco do Porto da Terra Preta, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), desabou na tarde desta segunda-feira (7), em Manacapuru. Equipes de resgate, incluindo mergulhadores do Corpo de Bombeiros, foram acionadas para buscar por possíveis vítimas. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a extensão dos danos. As autoridades ainda trabalham para confirmar o número de vítimas e investigar as causas do acidente.
Em nota, a Marinha do Brasil informou que já deslocou meios da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Flotilha do Amazonas assim como um helicóptero do 1o Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), equipes médicas e fuzileiros navais para prestarem apoio. A Marinha do Brasil irá abrir um inquérito para apurar as causas e circunstâncias do acidente.
Também em nota, o Governo do Amazonas informou que uma equipe do Corpo de Bombeiros já iniciou o trabalho de mapeamento da área para resgate de possíveis vítimas e uma equipe está sendo deslocada para o município para reforçar as buscas, com o auxílio de mergulhadores e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas. Agentes da Defesa Civil do Estado também estão a caminho do local do deslizamento e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está com uma equipe no município. A estrutura das unidades de saúde na capital também está pronta para receber possíveis feridos.