A paciente Elizangela Bruna Migueis de 48 anos, chegou ao programa +RepirAR no auge da pandemia, em 2021, com complicações no sistema cardiorrespiratório, devido a Covid-19. Atualmente a dona de casa conseguiu retomar as suas atividades diárias, graças às técnicas de terapia complementar realizadas pelo programa do Governo do Amazonas.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), o +RespirAR já recuperou mais de 35 mil amazonenses, realizando mais de 210 mil atendimentos. “Sendo um trabalho reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o +RespirAR tem transformando e salvado vidas, tornando-se referência internacional, e ver cada paciente retomando a vida nos motiva para continuar esse trabalho”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.
“Eu não tinha mais vida e depois que conheci esse programa eu voltei a viver de novo. Hoje consigo cozinhar, tomar meu banho só, já tenho uma rotina normal. Quero agradecer o governador do Amazonas, porque foi através desse Programa, o +RespirAR que eu consegui. Hoje já consigo sorrir”, declara a paciente Elizangela Bruna.
Debilitada e com crises de ansiedade, assim a paciente chegou na unidade do +Respirar localizada na Policlínica Codajás, no bairro Cachoeirinha. A fisioterapeuta Ana Cristina, que acompanhou a paciente, relata que a terapia complementar foi essencial para a recuperação de Elizangela, entre elas técnicas de terapia respiratória, termoterapia, ventosas, acupuntura e auriculoterapia.
Durante cerca de um ano, a fisioterapeuta acompanhou Elizangela Bruna em seu tratamento. “Fazer parte do +RespirAR é um orgulho, porque ajudar as pessoas, executar minha profissão, fazer o que eu gosto, ver o resultado e o agradecimento dos pacientes, é uma satisfação, uma realização profissional”, disse Ana Cristina.