Defensoria Pública encerra mês de debate sobre direitos das mulheres com curso on-line

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) encerra nesta segunda-feira (29), a campanha “Papo por Elas – edição especial – Um mês para debater direitos das mulheres”, com um curso on-line sobre prova testemunhal. Coordenada pela Escola Superior da DPE-AM (Esudpam), a série de cursos on-line teve início no dia 3 de março.

Foram realizados sete cursos. Todos ministrados por mulheres especialistas em cada tema abordado, com o objetivo de levantar debates sobre direitos da mulher. A campanha foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

O último curso da campanha será realizado nesta segunda-feira (29/03), às 14h30 (horário de Manaus), tendo como tema Prova Testemunhal e sendo ministrado pela defensora pública do Estado do Ceará, Lara Teles Fernandes Falcão. Lara é também mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, coordenadora do Departamento de Publicações do Instituto Baiano de Direito Processual Penal e autora da obra “Prova Testemunhal no processo penal: uma proposta interdisciplinar de valoração”.

O curso será transmitido via Google Meet, com link disponibilizado na plataforma Coursify. O login e senha para acesso à plataforma serão encaminhados ao e-mail informado na inscrição realizada gratuitamente no site da Defensoria, por meio do link https://defensoriaam.com/esudpam/cursos/. A disponibilidade é de 95 vagas, para público interno da Defensoria e externo.

Campanha – A campanha “Papo por Elas – edição especial – Um mês para debater direitos das mulheres” teve início no dia 1º de março, com transmissão ao vivo pelo Facebook da FUnATI (FUNATIAMAZONAS).

Os cursos on-line da Esudpam tiveram início em 3 de março, com o tema “Desafios da mulher no meio acadêmico”, ministrado por Dorinethe dos Santos Bentes. No dia 8, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado o Webinário da Mulher, com a realização de dois cursos que trataram da importância da interseccionalidade para realização dos direitos das mulheres e da atuação das mulheres na Defensoria Pública.

No dia 10, foi a vez do curso “Direitos das Mulheres em tempos de pandemia”. Nos dias 18 e 22, foram ministrados os cursos “A pandemia e as mulheres”, com a professora Débora Diniz, da Universidade de Brasília (UnB), e “A vulnerabilidade de gênero e a violência doméstica, um olhar para as mulheres ribeirinhas e indígenas”, com a advogada Adriana Lo Presti Mendonça, respectivamente.

Participaram da campanha o Núcleo de Proteção e Defesa da Mulher (Nudem), a Coordenação de Projetos Especiais, a Escola Superior da Defensoria (Esudpam) e a Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), além da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Com informações da assessoria