‘Crioula fedida’: Funcionária de clínica veterinária denuncia injúria racial no RJ

A recepcionista Thauanny Carla dos Santos denunciou um homem por injúria racial na segunda-feira (14), no Rio de Janeiro (RJ). De acordo com o boletim de ocorrência do caso, a recepcionista do Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman teve um desentendimento com o cliente Valdir Moreira, de 56 anos, por conta da fila do local e durante a discussão ele a chamou de “crioula fedida”. As informações são do jornal Extra.

Conforme a recepcionista, Valdir teria pedido para retirar uma senha, no entanto, como ele estava sem o cachorro que passaria por atendimento, Thauanny disse que ele não poderia retirar o número. Após voltar com o cão, Valdir percebeu que havia perdido seu lugar na fila, ficou inconformado e começou a discutir com a recepcionista.

Segundo testemunhas, o homem também teria arrancado da mão de outro cliente a senha anterior e saiu da clínica proferindo a injúria racial. Em depoimento, Thauanny contou que não chegou a ouvir o xingamento, mas que outro homem escutou o acusado dizer “essa crioula fedorenta”.

Na sequência, agentes do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal foram acionados e detiveram o homem, que foi conduzido para a delegacia. Aos policiais, Valdir negou que tenha cometido o crime. No entanto, a testemunha corroborou que houve o xingamento e afirmou que o homem estava “extremamente alterado”.

Procurado pelo jornal Extra, Valdir Moreira não retornou os contatos da reportagem. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.