Criar portfólio online: porque todo profissional de marketing precisa ter o seu?

É profissional de marketing e ainda não possui um portfólio online? Você está perdendo tempo!

O portfólio é onde o profissional vai mostrar seus (principais) trabalhos para seus possíveis clientes, através do qual eles irão analisar e verificar se o seu tipo de serviço é compatível com o que eles estão esperando.


Dessa forma, podemos entender o portfólio como um currículo do profissional, porém no lugar de apenas informações é onde ele poderá mostrar seu repertório e qualidades.

Existem portfólios em diferentes áreas, porém no texto de hoje o foco é criar portfólio online para profissionais de marketing.

Então, se essa é sua área, ou está se preparando para atuar nesse segmento, siga conosco e descubra a importância, além de dicas de como criar portfólio online. Vamos ao texto!

Importância de criar um portfólio online para profissionais de marketing

O portfólio é muito importante para o profissional de marketing, afinal é a sua carta de apresentação, sendo a forma que seus futuros clientes vão verificar o seu trabalho.

O marketing envolve saber contagiar os clientes, e dessa forma, o profissional de marketing deverá usar seu portfólio para se vender.

Afinal, se ele não conseguir se vender, como a empresa que está procurando um profissional na área vai apostar no trabalho dele? Aqui o peso da apresentação será dobrado, pois, será possível verificar se o profissional realmente sabe o que faz.

Além disso, em um mundo tão globalizado, não possuir um portfólio online, vai jogar fora qualquer chance de fazer trabalhos importantes, fora da sua região.

Aliás, até mesmo para se destacar na própria cidade será necessário ter um portfólio online. Pois, dessa forma, os clientes poderão chegar até você e logo de cara já ter uma impressão sobre seu trabalho.

Como a primeira impressão é a que fica, seu portfólio online precisa estar de acordo. Abaixo, mostraremos algumas dicas do que é necessário ao criar portfólio online.

O que deve conter ao criar o portfólio online?

Para garantir um portfólio online de respeito é preciso:

Apresentar seus melhores trabalhos: dependendo da carreira do profissional, ele poderá ter milhares de trabalhos, dessa forma, opte sempre por mostrar o que tem de melhor. Escolhendo um número que demonstre toda a suas habilidades e que não canse quem estiver olhando.

Falar um pouco sobre você: ao criar portfólio online, é preciso mostrar que existe uma pessoa por trás dos trabalhos. Dessa forma, apresenta-se no portfólio, fale um pouco sobre você, suas qualificações, experiências, entre outras informações que julgar importante.

Organização: a organização é fundamental ao criar um portfólio online, afinal, de nada vai adiantar ter os melhores trabalhos de marketing, se mostrar eles de uma forma desorganizada. Os clientes buscam um profissional, dessa forma, e organização deve ser palavra de ordem. Garantindo um portfólio organizado e de fácil acesso, onde o cliente vai encontrar tudo o que busca em poucos cliques.

Escolha uma excelente plataforma de apresentação: seja como for, para ter um portfólio online é preciso escolher uma plataforma de qualidade que permita mostrar o portfólio da melhor forma. Além do design e layout a plataforma, incluindo hospedagem e domínio, precisa ser confiável e garantir o acesso. Abaixo, vamos mostrar a melhor plataforma para seu portfólio online.

Onde criar seu portfólio online?

Existem dezenas de opções de sites e plataformas para criar seu portfólio online. Porém, não são todos iguais. Dessa forma, ao escolher é preciso verificar os seguintes itens:

Portfólio bem-apresentado: para criar a melhor apresentação para seus trabalhos, sejam através de fotos, textos ou de ambos. A plataforma escolhida deve possibilitar apresentar o que o profissional tem de melhor, de um jeito que cai aos olhos dos clientes.

Compartilhamento em redes sociais: a integração com as redes sociais deverá estar presente na plataforma, dessa forma, rapidamente o cliente terá acesso ao seu portfólio completo, seja do site para as redes sociais, ou das redes para o portfólio online.

Acompanhamento de desempenho: a plataforma escolhida deverá ter todas as ferramentas para medir o desempenho da página online. Dessa forma, será possível analisar se os visitantes estão gostando e o que poderá não estar funcionando muito bem. Através disso, será possível buscar sempre a excelência na sua apresentação.

100% seguro: a plataforma deve ser 100% segura, possuindo certificado SSL, que garante o máximo de segurança para o site e seus visitantes, trazendo um modo de segurança com dados criptografados. Dessa forma, o seu portfólio está seguro e poderá ser a sua melhor vitrine, sem ter que se preocupar com a segurança.

Portfólio online responsivo: garantir a apresentação do seu portfólio tanto em computadores como em outros dispositivos móveis é fundamental, afinal, existem tantos dispositivos móveis que o site precisa se adequar a eles. Dessa forma, a plataforma deverá ser totalmente responsiva garantindo a melhor apresentação, independente de onde o cliente olhar.