
A capital amazonense foi palco neste sábado (31) da corrida ‘João Luiz em Movimento’, uma iniciativa que buscou unir a prática esportiva à promoção e ao cuidado com a saúde mental. O evento, idealizado pelo presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos), teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar do bem-estar emocional.
A largada da corrida aconteceu no Pódio da Arena da Amazônia, com o percurso passando pelo Sambódromo e retornando ao ponto de partida. Segundo o deputado João Luiz, a população enfrenta desafios diários, como o excesso de trabalho, que podem levar ao isolamento e a problemas de saúde mental, afastando as pessoas da prática de atividades físicas essenciais para o equilíbrio.
A importância da conscientização
“Observamos um número muito grande de pessoas com problemas mentais e emocionais, muitas adoecendo por ficarem isoladas. Realizamos um movimento de conscientização para acender o alerta sobre a importância de cuidar da saúde mental”, destacou o parlamentar. Ele ressaltou que a corrida visa incentivar crianças, jovens e idosos a promoverem uma mudança de vida.
O deputado agradeceu o apoio da Aleam para a realização do evento, que, segundo ele, passará a acontecer mensalmente em diferentes pontos de Manaus. A iniciativa foi elogiada por participantes e autoridades presentes.
Participantes e autoridades destacam relevância do evento
Ster Lima, mãe atípica e dona de casa, considerou a corrida um incentivo à prática esportiva, beneficiando pais e filhos. “Esta corrida é muito importante para cuidar do corpo e da mente”, afirmou.
Felipe Porfírio Rocha, participante, elogiou a iniciativa do deputado em promover o evento durante o Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental. “Acho importante um evento esportivo que trate da saúde mental e física, pois elas estão interligadas”, comentou.
O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, presente no evento, enfatizou a relação entre saúde mental e esporte, destacando que investir no esporte pode reduzir gastos com a saúde pública. “A cada R$ 5 investidos no esporte, economizamos R$ 15 em custos com a saúde pública”, disse.
Janeiro Branco: um movimento pela saúde mental
A campanha Janeiro Branco, criada em 2014, busca conscientizar sobre a importância da saúde mental e emocional. O mês de janeiro é escolhido para estimular reflexões e novos começos, simbolizando uma “página em branco” voltada ao bem-estar psíquico e à prevenção do adoecimento emocional.
Com informações da assessoria





