Construção de casas e garagens de madeira: as vantagens da madeira

As construções pré-fabricadas em madeira estão a tornar-se cada vez mais populares, e são uma alternativa sólida à alvenaria, tanto para casas de férias como para residência permanente, mas também para estruturas de suporte, como garagens. As razões para isto são muitas, mas as principais são a natureza ecológica da construção em madeira e a rapidez com que estas estruturas podem ser erguidas.

Uma casa pre fabricada de madeira pode ser isolada ou não, dependendo das necessidades específicas dos seus futuros residentes. Se a ideia é construir uma casa para viver regularmente ou uma habitação de férias que também possa ser utilizada em estações diferentes do Verão, é recomendado optar pelo seu isolamento, de modo a garantir uma excelente temperatura interior e ainda a durabilidade da própria estrutura da casa.

Os benefícios em escolher habitar uma casa de madeira pré-fabricada com bom isolamento, em detrimento de viver numa casa de alvenaria são muitas, algumas das quais são:

  • maior conforto térmico
  • redução do consumo de energia
  • maior beleza estética

Reunimos um conjunto de vantagens que apenas as casas de madeira conseguem proporcionar e que mostram, que em muitas circunstâncias, as casas de madeira são vantajosas, em relação a outros tipos de construções. Estas vantagens também se aplicam a outro tipo de infraestruturas, como garagens e abrigos.

Mais confortáveis durante o inverno

Ainda existe a crença de que as casas de madeira pré-fabricadas não podem ser utilizadas no Inverno porque são mais difíceis de aquecer. Na verdade, não é este o caso, pois a madeira utilizada na construção é um excelente isolante a nível de temperatura, o que ajuda a manter a casa confortável durante os meses de Inverno. Contudo, se planeia usar a casa de madeira pré-fabricada no Inverno, é recomendado apostar no isolamento, o que ajudará a reter o calor e a manter as tuas despesas de aquecimento baixas.

As habitações de madeira podem ser isoladas de diferentes formas: teto, chão e paredes. Ao isolar completamente uma casa, pode evitar que o calor se dissipe, o que é comum noutros tipos de construção encontrados em Portugal (especialmente, quando as casas são feitas em alvenaria).

Adicionalmente deve ter um cuidado especial em relação às janelas e portas utilizadas na habitação. Estas são frequentemente as principais fontes de saída de calor em todos os tipos de edifícios, incluindo estruturas de madeira. Por isso, é fundamental escolher portas e janelas que utilizem materiais à prova de correntes de ar e que estejam colocados de forma certa, sem quaisquer aberturas.

Já no que diz respeito às garagens, normalmente não é necessário fazer um investimento tão grande em isolamento, já que a utilização destas estruturas é menos frequente e sobretudo esporádica.

As estruturas de madeira oferecem um ambiente interior mais saudável

As estruturas de madeira, casas, abrigos ou garagens oferecem uma variedade de benefícios de saúde sobre as casas tradicionais. A madeira é um material natural, e o ar dentro de uma estrutura de madeira é mais saudável do que nas casas tradicionais.

O isolamento de uma casa de madeira não tem impacto negativo na qualidade do ar, tornando-a uma excelente escolha para aqueles que procuram um ambiente mais são. Em simultâneo a beneficiarem a saúde respiratória, as casas de madeira ainda promovem a boa saúde mental, proporcionando um ambiente mais natural para se viver.

São mais acessíveis em termos de preço

As casas de madeira pré-fabricadas oferecem um valor excelente comparativamente com casas de alvenaria estruturadas de forma semelhante. Existem inúmeras condições em que se pode conseguir poupanças muito substanciais escolhendo uma estrutura de madeira pré-fabricada em vez de casas construídas em tijolo e cimento.

A aplicação de isolamento às casas de madeira aumenta um pouco o seu preço final, mas ainda assim consegue-se um preço final por metro quadrado mais baixo do que outras opções de construção mais comuns. Além disso, o valor extra que é investido para o isolamento de casas pré-fabricadas de madeira é recuperado num curto espaço de tempo, através da poupança em fontes de calor contínuas.

Se pesquisar por “casas pré-fabricadas preços” facilmente irá perceber os preços médios são mais atrativos do que aqueles que estão associados a outras formas de construção. Assim, as estruturas pré-fabricadas de madeira não podem ser consideradas caras.

Vantagens proporcionadas pelas garagens de madeira

Já vimos quais são as principais vantagens proporcionadas pelas casas de madeira, mas existem alguns benefícios específicos em optar por construções complementares, como as garagens, recorrendo também a este material.

Para começar, a madeira é um material esteticamente muito apelativo. Sabemos que materiais “frios”, como é o caso do metal e do aço também são muito usados para a conceção de construções mais leves como telheiros e garagens. Porém, quando se opta por este tipo de material, é inevitável aquela sensação de acabamento industrial.

Se a casa principal tiver um design campestre, rústico ou até se for marcadamente uma casa de praia, a sensação industrial não é desejável. Contrariamente, a madeira proporciona muita flexibilidade e adapta-se bem aos diversos estilos arquitetónicos.

As garagens de madeira apresentam ainda a vantagem de poderem ser facilmente transportadas e desmontadas, o que pode ter jeito um dia mais tarde, em que se pretende alterar o seu posicionamento.

Em suma, podemos facilmente concluir que as construções pré-fabricadas em madeira, sejam elas casas completas ou até garagens, apresentam todo um leque de vantagens diferenciadoras, que as transformam em ótimas opções.