O edital do concurso Banco do Brasil foi publicado e, apesar das 4.480 vagas ao todo (inclusas Cadastro de Reserva), o sindicato dos bancários considerou o número ofertado muito baixo.
A abertura do edital foi comemorada pelo sindicato, mas categoria reconheceu que número ofertado de vagas está bem além da verdadeira necessidade da instituição.
“A contratação de mais trabalhadores é uma cobrança recorrente do Sindicato para reduzir a sobrecarga de trabalho, fortalecer o papel social do BB e melhorar o atendimento à população. Neste sentido, sem dúvida a abertura do concurso é uma boa notícia”, comemorou o dirigente sindical e bancário do BB Diego Carvalho.
Entretanto, categoria sabe da realidade da instituição e enxerga uma necessidade maior de vagas. “Diante do número de postos de trabalho fechados nos últimos anos, consideramos o número de vagas insuficiente”, ponderou Carvalho.
De acordo com sindicatos dos Bancários, o Banco do Brasil terminou o final de março de 2021 com 87.876 funcionários – uma redução de 4.881 postos de trabalho. Desde 2016, banco reduziu o quadro de funcionários em 17.518 postos de trabalho.
Panorama do edital
Foi publicado o edital do concurso Banco do Brasil com 4.480 vagas para a carreira de escriturário, que exige apenas nível médio. São 2.240 para provimento imediato e as demais para formação de cadastro de reservas.
Os aprovados poderão atuar como agente comercial ou agente de tecnologia. O concurso Banco do Brasil será de amplitude nacional, o que não aconteceu nas edições anteriores.
Os empossados no órgão farão jus a salários iniciais de até R$ 3 mil, para uma jornada de 30h semanais.
As inscrições estarão abertas a partir desta quinta-feira, dia 24 de junho, e seguem até o dia 28 de julho através da banca Cesgranrio, organizadora do certame. A taxa está no valor de R$ 38.
As provas serão aplicadas em 26 de setembro de 2021. Com informações da Direção Concursos.