
A Prefeitura de Manaus, através do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou a terceira edição do projeto “Concultura nos Bairros” na Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amarn), localizada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul. A iniciativa visa democratizar o acesso a editais e políticas públicas culturais municipais.
O evento iniciou com uma saudação cultural dos povos tradicionais do Alto Rio Negro, seguida por uma roda de conversa com o setor jurídico do Concultura. Associadas puderam esclarecer dúvidas sobre prestação de contas, cadastro, documentação para editais e formalização como Microempreendedor Individual (MEI).
Cerca de 50 associadas da Amarn foram cadastradas na plataforma “Porta da Cultura Manaus”, tornando-se aptas a concorrer aos Editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), disponíveis desde 23 de janeiro. O Edital de Cultura Étnica Indígena é especialmente voltado para povos tradicionais, ampliando as oportunidades de fomento.
O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou a importância da participação na Pnab para a salvaguarda da cultura tradicional. “O acesso aos bens públicos, através dos editais, é a única forma de fruição dos recursos para ampliação e salvaguarda da cultura tradicional”, afirmou.
Joana Galvão, indígena da etnia Dessana e coordenadora da Amarn, celebrou a ação como um reconhecimento dos povos tradicionais nas políticas públicas. “Fico feliz pelo Concultura estar aqui na associação, abraçando nossa organização, trazendo essa ação e mostrando que tem preocupação com a cultura indígena”, disse.
Marcivana Paiva, Conselheira Municipal da Cadeira de Cultura Étnica e associada da Amarn, ressaltou a importância da parceria com a prefeitura. “Estamos aqui com a equipe técnica do Concultura trazendo todas as informações para que esse fomento chegue de fato onde ele precisa: nos artistas das comunidades”, pontuou.
O projeto “Concultura nos Bairros” busca fortalecer a relação com artistas e ampliar o acesso a políticas culturais, oferecendo orientações práticas. A próxima edição ocorrerá no dia 7 de fevereiro, no Centro de Lutas Mestre Ronaldo Vargas, no bairro São Jorge.
Com informações da assessoria





