Como os purificadores de água podem ajudar na prevenção ao coronavírus

Utilização do aparelho e sua respectiva eficácia contra a doença estão sendo questionadas

Muitas pessoas sabem que para limpar a água que consumimos o ideal é ter um purificador de água. O que não se sabia é que o aparelho pode ajudar a população no combate ao coronavírus, doença que já vitimou mais de 60 mil pessoas apenas no Brasil.

Por isso, a prefeitura de Paris anunciou recentemente que traços do coronavírus foram detectados na água não potável da capital francesa. A informação, clarou, chocou os habitantes, já que grande parte dos cidadãos acredita que a doença só pode ser transmitida pelo tato ou pelas vias respiratórias.

O laboratório do sistema municipal de água descobriu a presença de traços do vírus em 4 dos 27 pontos de distribuição testados. De acordo a prefeitura, a água onde o vírus foi detectado é utilizada apenas para limpar as ruas da capital e que não há risco de contaminação na água potável.

Essa constatação é fundamental para recordar que nem toda água é ideal para o consumo, além da COVID-19, há exposição diária a diversos vírus, bactérias e fungos, e, portanto, a desinfecção e filtragem da água é fundamental na manutenção da saúde e prevenção de doenças.

A água que chega nas torneiras passa por um processo de filtração nas estações de tratamento do país inteiro. Porém, no caminho até o copo ela passa por canos enferrujados, caixas de água sujas e outros locais que podem comprometer a sua integridade e fazer com que a desinfecção inicial não seja suficiente. Isso significa que a água não chega completamente limpa no seu copo.

Por isso, a indicação de filtros de água em casa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, cerca de 50% dos lares brasileiros têm algum sistema de tratamento doméstico. Por mês, são vendidos mais de 250 mil filtros e purificadores no país.

Já nas empresas, o uso de filtros de água possui diversas finalidades, além de oferecer muito mais saúde para os clientes, funcionários e aumenta a vida útil dos equipamentos, reduzindo custos. No ramo da alimentação, água limpa e sem contaminações é fundamental. Para a saúde dos clientes, de quem trabalha no estabelecimento e ainda impacta positivamente no sabor de pratos e bebidas. Chás, sucos e até o gelo produzido com água filtrada fazem toda diferença no sabor.

Em hospitais, a água de qualidade mais do que em outros locais é fundamental. Além do consumo e limpeza, o filtro de água é essencial especialmente em unidades que oferecem tratamentos como hemodiálise, no qual um filtro pode ser utilizado na pré-limpeza da água para aumentar a qualidade do processo e melhorar a vida útil dos equipamentos, reduzindo custos e manutenção.