
O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) realizou a entrega de motores rabeta e cestas básicas para associados da Associação de Pescadores e Pescadoras do Miracauera, localizada no município de Careiro da Várzea. Os recursos, provenientes de emenda impositiva do parlamentar, visam apoiar mais de 300 pessoas que dependem da pesca artesanal para seu sustento.
Comandante Dan tem se destacado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) como um forte defensor do segmento da pesca artesanal. Ele ressaltou a importância socioeconômica da atividade e o potencial de desenvolvimento que ela possui, apesar dos desafios enfrentados.
“Não tenho dúvida sobre a expressão socioeconômica da pesca artesanal no Amazonas e o potencial de crescimento que ela possui. Somos detentores do maior manancial de água doce do planeta, com a maior fauna aquática. Infelizmente não somos os maiores produtores de pescado da Região Amazônica. Sequer somos os segundos colocados. Falta investimentos na conservação e beneficiamento do pescado, falta assistência técnica aos nossos pescadoras e pescadores, que são agentes de preservação ambiental”, declarou o deputado.
Em 2024, Comandante Dan destinou R$ 2.091.000,00 em emendas para a pesca, e projeta R$ 2.500.000,00 para 2025, reforçando seu compromisso com o setor.
O parlamentar também mencionou uma iniciativa recente em Benjamin Constant, onde estabeleceu uma parceria com a colônia de pescadores para a construção de um porto seguro para pescadores artesanais, visando aumentar a segurança e a infraestrutura local.
“Somos vocacionados naturalmente à pesca, à piscicultura, ao turismo, ao aproveitamento de nossa biodiversidade. Acredito e tenho certeza da necessidade de fazermos tudo para a interiorização do desenvolvimento e em favor da qualidade de vida de nossa gente. Fala-se muito em Amazônia, mas pouco se fala da gente da Amazônia”, finalizou Comandante Dan.
Com informações da assessoria





