
Foi aprovado, na terça-feira (25), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei nº 118/2025, que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com instituições financeiras nacionais, com a garantia da União.
O valor das operações de crédito solicitadas é de até R$ 2,5 bilhões que serão usados entre 2025 e 2028, abrangendo um período de quatro anos, destinados à infraestrutura, saúde, educação e mobilidade urbana na capital. O PL segue agora para a sanção do prefeito de Manaus.
O prefeito David Almeida destacou como esse valor será utilizado em diferentes linhas de frente em benefício para Manaus e todos os que vivem e moram na cidade.
“Com essa aprovação de hoje, quem ganha é a população. Estamos adquirindo agora um empréstimo para utilizarmos em quatro anos, o que torna os juros mais baixos. Este ano, o nosso saldo é de R$ 500 milhões. Esses recursos vão servir para que nós possamos fazer o Hospital Municipal Dia, a Cidade do Autista, parte do parque Encontro das Águas e o alargamento das avenidas André Araújo, Paraíba e Djalma Batista”, enfatizou.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo municipal, os recursos de empréstimo também serão utilizados para interligar a avenida Max Teixeira e Turismo, além de pagamento das obras de reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Os recursos oriundos das contratações de que trata o projeto de lei também poderão ser destinados ao fortalecimento do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU); ao transporte ao Fundo Municipal de Habitação; aos investimentos nas áreas de Educação, Ambiental, Turismo, Assistência Social, Segurança Pública, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Esporte e Lazer e à Modernização Fazendária.
Com informações da assessoria