Classificar os melhores brasileiros para jogar na Primeira Liga

Até à viragem do novo milénio, as importações sul-americanas em solo britânico eram poucas e muito distantes. À medida que os anos foram passando e o estilo do futebol foi progredindo, o estilo procurado e a exuberância de um brasileiro cresceu significativamente em popularidade. Durante algum tempo, a fisicalidade da Premier League parece ser uma variável menos assustadora no processo de decisão de um brasileiro, com as suas personalidades carismáticas e capacidades de drible deslumbrantes quase sempre a iluminar a liga – embora existam algumas excepções a esta retórica.

Desde a sua época inaugural em 1992, tem havido um enorme afluxo de brasileiros à divisão, com mais de 20 actualmente a fazer a sua parte na primeira divisão inglesa. Enquanto alguns podem debater-se inicialmente, outros encontram os seus pés e prosperam. Por isso, continue a ler enquanto passamos por alguns dos brasileiros com melhor desempenho a jogar na Premier League.

Juninho

Comecemos por um dos primeiros a fazer a mudança para Inglaterra e cimentar realmente o seu legado – Juninho. O meio-campista atacante era um enigma na altura. Os seus dois feitiços no Middlesbrough certamente chamaram a atenção, e os seus pontapés livres foram inigualáveis. Deixou Teesside em 2002 antes de um regresso e de uma corrida renascentista que lhe valeu uma convocação para a selecção nacional. Talvez não seja um nome familiar, mas definitivamente um herói de culto no nordeste.

Fernandinho

Provavelmente o mais bem sucedido em termos de transporte de troféus da lista, Fernandinho ganhou literalmente tudo a nível interno. Chegando em 2013 sob o comando de Manuel Pellgerini e ganhando a liga na sua primeira temporada, foi durante a era Pep Guardiola que o meio-campista de reserva realmente floresceu – com a sua capacidade de quebrar o jogo, permitindo mais sobrecarga ofensiva no estilo agressivo de posse de bola do Manchester City. Quatro títulos da liga mais tarde e Fernandinho continua a fazer tiquetaque aos 36 anos.

Phillipe Coutinho

O pequeno mágico só foi verdadeiramente de classe mundial durante um curto período de tempo em Anfield, mas certamente deixou a sua marca. Assinado em 2013, Coutinho ficaria em Liverpool durante cinco anos, quase ganhando o título antes de partir para Barcelona. Enquanto a transferência ainda deixa um gosto amargo na boca dos Vermelhos, a sua taxa de transferência de 160 milhões de libras abriu o caminho para novas contratações e sucesso futuro.

Ramires

Um jogador com uma classificação abaixo da média, e que pode ser esquecido pelos espectadores mais jovens que faça apostas online hoje,,mas em 2012, o Chelsea foi sempre avisado para estar lá em cima com Ramires na lateral. A sua infame ficha contra o Barcelona na semi-final da Liga dos Campeões guiou os blues ao seu primeiro título europeu, com Ramires a permanecer no clube até 2016 – conquistando um título da Premier League antes de partir para a China.

Roberto Firmino

O brasileiro com melhor pontuação na história da Premier League, ‘Bobby’ Firmino tem sido amado desde o primeiro dia em que chegou a Anfield, em 2015. No momento em que Jürgen Klopp entrou pela porta, revolucionou Firmino, posicionando-o como um falso avançado que lhe permitiu optimizar a sua eficiência na marcação de golos, formando um formidável trio com Mohammed Salah e Sadio Mané para ganhar a Liga dos Campeões e a Premier League – com os mercados de futebol a darem gorjeta ao Liverpool para voltar a competir