Cineclube Itinerante para as Infâncias Mapinguari abre processo de seleção de filmes

Cineclube Itinerante para as Infâncias Mapinguari abre processo de seleção de filmes
Cineclube Itinerante para as Infâncias Mapinguari abre processo de seleção de filmes

Projeto levará audiovisual e oficinas culturais para alunos da área rural e escola de Manaus


A Rede Mapinguari prepara para o mês de setembro a estreia do “Cineclube Itinerante para as Infâncias Mapinguari – democratização de acesso, formação de público, ludicidade e criticidade”. O projeto cultural levará cinema, debates e oficinas para a comunidade Nossa Senhora do Livramento, na zona rural de Manaus, e também para uma escola pública de Manaus.

O Cineclube Itinerante para as Infâncias Mapinguari, idealizado pelas produtoras culturais Anne Oliveira e Ana Cláudia Motta, é um projeto de Arte-Educação que reúne uma equipe multidisciplinar formada por artistas experientes com formação e atuação também nas áreas de Pedagogia, Sociologia e Filosofia, potencializando o caráter artístico e educativo do projeto.

Integrando o projeto, nomes como dos artistas Márcio Braz, Narda Telles, Ana Cláudia Motta e Roberto Carlos Junior protagonizam os atos do cineclube, em diferentes frentes.

Anne explica que o Cineclube contará com a exibição de filmes de curta e/ou média metragem, além de promover debates mediado artisticamente e oficinas.

“A estreia acontecerá na comunidade Nossa Senhora do Livramento, visando construir um espaço democrático de arte e cultura, entretenimento e de difusão de obras do audiovisual brasileiro, em especial, do Amazonas”, destacou a produtora.

Cineclube Mapinguari

O projeto está dividido em etapas e já nasce abrindo o processo de seleção para os filmes, curtas e/ou médias metragens que serão exibidos durante as apresentações. Nesse processo que inicia nesta quarta-feira (27/08) e segue até o domingo (31/08), serão selecionados filmes de curta metragem para as infâncias ou de classificação Livre, com temas educativos, filosóficos, poéticos entre outros, para serem exibidos na Comunidade do Livramento.

Artistas que possuam o direito de filmes de curta-metragem voltados para as infâncias ou de classificação livre podem inscrever seus filmes, no período de 26 a 31 de agosto, pelo email: [email protected], enviando os seguintes dados: Nome completo do artista e CPF, cidade/estado, nome do filme, duração, classificação indicativa, sinopse, link do filme para a avaliação, com senha, se necessário.

O ator, diretor e produtor cultural, Márcio Braz, é um dos curadores dessa seleção e ressalta que, com essa iniciativa, o projeto busca valorizar o trabalho dos artistas e produtores do audiovisual do Amazonas.

“Importante ressaltar que estaremos recebendo projetos nacionais, mas 70% da programação será de produções feitas pelos artistas do nosso estado, dando visibilidade, fomentando, desenvolvendo e aquecendo a cadeia produtiva no audiovisual do Amazonas”, destacou Márcio Braz.

O Cineclube Mapinguari foi Contemplado pelo Edital nº 18/2024 de Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual – Lei Paulo Gustavo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas – SEC/AM. As etapas iniciais do projeto incluem também um concurso infantil para nomear o mascote do projeto, além de um concurso de desenho.

Ficha técnica

Anne Oliveira – Produção Executiva
Ana Cláudia Motta – Coordenação Geral
Mediação/Curadoria – Márcio Braz
Mediação Artística/Curadoria – Roberto Carlos Júnior
Oficina – Narda Telles
Ilustração – Raian Costa
Assessoria de Imprensa/Coordenação de Divulgação: Mônica Figueiredo
Designer Gráfico – Ranyere Frota
Social Mídia – João Pedro Figueiredo
Fotografia – Bruno Lopes