Início Brasil Chuvas intensas e risco de tempestades: alerta para grande parte do Brasil

Chuvas intensas e risco de tempestades: alerta para grande parte do Brasil


A maior parte do Brasil deve registrar chuvas intensas nesta quarta-feira (11), com o Centro-Oeste e o Sul do país em estado de alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos sobre o risco de tempestades, que podem vir acompanhadas de granizo e ventos fortes.


Alerta de tempestade no Sul

A área de maior risco abrange localidades ao sul do Rio Grande do Sul, onde os volumes de chuva podem atingir até 100 milímetros (mm) ao longo do dia, com previsão de duração até quinta-feira (12). Nas demais regiões gaúchas, esperam-se tempestades menos intensas, com até 50 mm de chuva e ventos de até 60 km/h.


Paraná e Santa Catarina também estão sob risco de queda de granizo. Na sexta-feira (13), a Região Sul e o extremo sul do Mato Grosso do Sul devem experimentar tempestades com chuvas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.

Perigo potencial em outras regiões

Há perigo potencial de chuvas intensas de hoje até sexta-feira (13) em áreas do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O volume diário de chuvas pode chegar a 50 milímetros, com ventos atingindo 60 km/h.

O Inmet já havia alertado sobre chuvas intensas para esta quarta-feira em áreas do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Minas Gerais. Nessas regiões, o volume chuvoso pode alcançar 100 mm, com ventos de até 100 km/h.

As precipitações intensas também atingem boa parte das regiões Norte e Sudeste, além do oeste do Nordeste, incluindo Maranhão, Piauí e a parte oeste da Bahia.

Com informações da Agência Brasil