Início Cidades Cerca de 100 profissionais são treinados para atuação no novo modelo Fast...

Cerca de 100 profissionais são treinados para atuação no novo modelo Fast Track do HPS Platão Araújo

Foto: Antonio Lima/Secom

Os preparativos para o início das operações do novo pronto atendimento do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo começaram, no final de semana, com o treinamento de cerca de 100 profissionais que atuarão no modelo Fast Track. A iniciativa, que já foi implantada no Complexo Hospitalar Sul em junho, passará a funcionar na unidade a partir desta segunda-feira (27), e tem o objetivo de organizar os atendimentos conforme o grau de complexidade dos casos, garantindo mais agilidade e eficiência no fluxo de pacientes.


O treinamento envolveu cerca de 100 profissionais, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, e foi dividido em duas etapas: capacitação teórica e prática, com simulações realísticas. De acordo com a secretária Executiva Adjunta de Assistência, Mônica Melo, o modelo Fast Track representa inovação para a Saúde do Amazonas e a capacitação é uma etapa essencial para o sucesso.


“Essa é uma oportunidade de corrigir falhas, inconsistências e redefinir o fluxo de atendimento, caso seja necessário. O treinamento é extremamente importante para que a gente possa aumentar a qualidade e eficácia de todo o trabalho”, destacou a secretária.

Foto: Antonio Lima/Secom

A partir do novo modelo, os pacientes classificados como azul ou verde — casos de baixa complexidade — passam a ser atendidos diretamente no pronto atendimento, sem necessidade de ocupar leitos hospitalares. O médico vai até o paciente, realiza a avaliação e, se necessário, o tratamento e alta acontecem no próprio setor.

Os casos moderados ou graves, classificados como amarelos e laranjas, são encaminhados para áreas específicas, onde recebem monitoramento, exames complementares e observação clínica antes da alta ou internação.

A técnica de enfermagem, Daniele Bentes, faz parte do corpo de profissionais que atua no pronto atendimento da unidade e que participou da capacitação. Ela acompanhou o treinamento teórico e destacou a importância da adoção do novo protocolo para garantir qualidade no atendimento e o bem-estar dos pacientes.

Foto: Antonio Lima/Secom

Para o enfermeiro do hospital, Felipe Lopes, 23, que participou do treinamento prático com simulações reais de casos de urgência e emergência, a capacitação permitiu que os profissionais conhecessem toda a cadeia de processo de atendimento.

Reestruturação do espaço

O espaço foi totalmente reestruturado com base no Sistema Manchester de Classificação de Risco, protocolo internacional que organiza o atendimento conforme a gravidade do quadro clínico. A nova estrutura conta com recepção, triagem, salas de medicação e procedimento, áreas amarela e laranja, posto de enfermagem e médico, farmácia satélite e banheiros, proporcionando mais conforto e fluidez no atendimento à população.

Com informações da assessoria

Foto: Antonio Lima/Secom
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com