
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) intensificou as ações de prevenção e segurança para o período carnavalesco em todo o estado. Mais de 300 militares e 54 viaturas foram mobilizados, atuando tanto na capital, Manaus, quanto em 22 municípios do interior onde a corporação possui bases fixas.
A operação, que teve início no último sábado (7), abrange o serviço ordinário e o reforço extra para atender à demanda do período festivo. A corporação está presente em ensaios técnicos, desfiles de escolas de samba dos Grupos Especial e de Acesso A e B, além de atuar na fiscalização de fogos de artifício e de bandas e blocos de carnaval por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF).
Reforço na segurança e expansão das bases
O comandante-geral do CBMAM, Coronel Orieilso Muniz, destacou a importância da atuação intensiva, especialmente no sambódromo, para garantir a segurança de todos durante os desfiles e o Carnaboi. O Governo do Amazonas anunciou um reforço geral na segurança, com cerca de 4 mil servidores de diversas áreas, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e o Detran-AM.
Em 2025, o CBMAM dobrou o número de cidades com bases permanentes, passando de 11 para 22 municípios. Essas novas bases foram equipadas com viaturas Auto Tanque Florestal (ATF), com capacidade para 10 mil litros de água, além de equipamentos e transferência de militares. Recentemente, em 1º de fevereiro, foi inaugurada mais uma base em Barcelos, expandindo o alcance da corporação para 23 cidades.
Com informações da assessoria





