
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) divulgou um balanço positivo das ações de fiscalização durante o Carnaval 2026, registrando uma expressiva queda de 44% nos testes positivos de alcoolemia. A Operação Lei Seca, intensificada entre os dias 13 de fevereiro e a madrugada de 18 de fevereiro em todas as zonas de Manaus, realizou mais de 12 mil testes, resultando em 214 autuações por embriaguez ao volante.
Em comparação com o ano anterior, quando foram registradas 381 infrações de alcoolemia, a redução demonstra um avanço na conscientização dos condutores sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, destacou a importância da fiscalização intensiva para a prevenção de acidentes.
“A fiscalização é muito importante para que possa inibir o condutor que ainda insiste em dirigir depois de ingerir bebida alcoólica”, afirmou Fernandes, reforçando o pedido de consciência à população.
Além das autuações por alcoolemia, outras 118 irregularidades foram constatadas, incluindo a remoção de 22 veículos por comprometerem a segurança viária. Entre as infrações mais comuns estão dirigir sem habilitação, conduzir motocicleta sem capacete, veículo sem equipamento obrigatório e licenciamento atrasado.
O coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, ressaltou a presença da equipe nos principais eventos de Carnaval e observou um aumento na adoção de transportes alternativos.
“Um dos destaques desta edição do Carnaval foi o nível de conscientização da população. Observou-se um número expressivo de foliões optando por transporte por aplicativo ou adotando a prática do ‘motorista da vez’”, relatou Cruz.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias





