
O Governo do Amazonas deu o pontapé inicial para o Carnaval da Floresta 2026, apresentando nesta sexta-feira (06/02), no Sambódromo, a programação oficial e as estratégias de segurança e apoio aos foliões. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa divulgou que os eventos, que incluem desfiles de escolas de samba, blocos de rua e o Carnaboi, contarão com um esquema de segurança reforçado, além de ações integradas de saúde e proteção social em pontos estratégicos.
Para a realização das festividades, o Governo do Estado destinará R$ 8.140.000,00 para os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e dos Acessos A e B. Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, o repasse financeiro demonstra o compromisso do Estado com a manutenção da cultura carnavalesca e o aquecimento da economia local.
Programação detalhada no Sambódromo
A agenda no Sambódromo começa em 12 de fevereiro, a partir das 21h, com o desfile das nove escolas do Grupo de Acesso B. No dia 13 de fevereiro, também às 21h, será a vez das nove escolas do Grupo de Acesso A. O ápice dos desfiles ocorre em 14 de fevereiro, a partir das 20h, quando as oito escolas do Grupo Especial competirão pelo título de campeãs do Carnaval de Manaus. Os dias 20 e 21 de fevereiro serão dedicados ao Carnaboi 2026.
Segurança e fiscalização intensificadas
Para garantir a tranquilidade dos participantes, cerca de 4 mil policiais militares, 25 policiais civis da Delegacia Móvel e 333 bombeiros militares estarão mobilizados. O Corpo de Bombeiros também disponibilizará 56 viaturas na capital e no interior. O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, destacou a coordenação e integração das Forças de Segurança, com mais de 4.500 homens atuando de forma estratégica.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) intensificou a Operação Lei Seca desde a segunda quinzena de janeiro, com 90 profissionais atuando na fiscalização do trânsito no entorno dos eventos carnavalescos e na orientação aos condutores.
Ações sociais e de saúde para os foliões
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atuará em diversas frentes, incluindo a prevenção de violências, garantia dos direitos humanos, proteção de crianças e adolescentes, combate à violência contra a mulher e acolhimento humanizado a vítimas de violações. Todos os dispositivos da Sejusc funcionarão 24 horas, com profissionais capacitados para o atendimento humanizado.
A Sejusc também reforçará a fiscalização de crianças e adolescentes, em conformidade com a Portaria 003/2023 do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A portaria proíbe a presença de menores de 12 anos em blocos e bandas carnavalescas, mesmo acompanhados. Crianças dessa faixa etária só poderão participar de bailes e eventos infantojuvenis com espaço exclusivo. Adolescentes de 12 a 15 anos completos precisarão estar acompanhados de pais, responsáveis legais ou adulto autorizado.
A venda e o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros por crianças e adolescentes são proibidos nos locais de eventos. Na área da saúde, as unidades de urgência e emergência funcionarão 24h, com atendimento clínico geral pelo aplicativo Saúde AM Digital. Ações de conscientização e prevenção às ISTs/HIV serão realizadas em pontos estratégicos, com distribuição de preservativos. A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, informou que haverá atuação em vários eixos, incluindo atendimento de emergência e equipes médicas em eventos carnavalescos.
Com informações da assessoria





