Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9 kg de resíduos reciclados

RECICLA GALERA CAPRICHOSO CAMPEÃO SUSTENTAVEL
Foto: Arthur Castro

O boi Caprichoso consagrou-se, pelo quarto ano consecutivo, o Campeão Sustentável do Festival de Parintins 2025. A galera azulada conseguiu destinar 706,94 kg, conquistando o prêmio de R$ 20 mil para o boi e R$ 10 mil para a torcida organizada Raça Azul. O boi Garantido conseguiu destinar 680,42 kg.


A competição é parte do projeto “Recicla, Galera”, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sebrae e o Sistema Coca-Cola Brasil. Seguindo os moldes de 2024, o duelo ocorreu durante toda a semana do Festival, com a suporte tecnológico de máquinas coletoras de resíduos recicláveis.

A disputa de reciclagem entre os bois contabilizou um total de 1.387,36 kg de materiais recicláveis destinados pelos torcedores de cada boi. Destes, 596,9 kg foram destinados pelas galeras durante as três noites do Festival no Bumbódromo, enquanto 790,46 kg foram levados por torcedores direto às máquinas coletoras do “Recicla, Galera”.

Disputa de Reciclagem

O duelo de reciclagem do “Recicla, Galera” aconteceu em duas frentes. De 23 a 29 de junho, torcedores puderam destinar seus resíduos em máquinas coletoras instaladas no Espaço Sustentável, na praça da Liberdade, e escolher para qual boi pontuar na disputa. Além da frente de coleta conduzida pela tecnologia, a tradicional disputa entre os itens 19 do Festival também mobilizou os torcedores, durante as três noites de festa dentro do Bumbódromo.

Nas máquinas, 37.520 unidades de latinhas e PETs foram destinadas e trocadas por brindes. Do total de participantes, 995 escolheram destinar os seus resíduos para ajudar o boi Caprichoso na disputa, enquanto 881 destinaram seus materiais para ajudar o Garantido na disputa. Com relação ao peso dos resíduos nas máquinas, o Caprichoso obteve 417,34 kg de materiais somados a sua pontuação, enquanto o Garantido conquistou 373,12 kg de materiais recicláveis.

Nos três dias de Festival Bumbódromo, a galera do Garantido saiu na frente, com 307,3 kg de resíduos destinados no Ecoponto da torcida, contra 289,6 kg da galera do Caprichoso. Ou seja, o engajamento das torcidas nas máquinas coletoras do Espaço Sustentável foi o fator decisivo para o boi da Francesa. Com a vitória, o boi Caprichoso garantiu o tetracampeonato do duelo sustentável.

Com informações da assessoria