Campanha nacional para identificação de pessoas desaparecidas com coleta de DNA de familiares vai até sexta (30)

Foto: Jamile Ferraris/MJSP

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, iniciou na segunda-feira (26), a Mobilização Nacional de Identificação e Busca de Pessoas Desaparecidas. A campanha ocorrerá em três etapas e vai usar técnicas de identificação genética e papiloscópicas.

Na primeira fase, até sexta-feira (30), serão coletadas amostras de DNA de familiares de desaparecidos por meio da saliva. É preciso apresentar o boletim de ocorrência do desaparecimento para realizar o procedimento.

O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, apontou a importância da demonstração promovida na cerimônia para afastar um possível temor que as pessoas possam ter de fazer a coleta. “Com um ato tão singelo, aumentamos em vários níveis o percentual de sucesso no encontro das pessoas desaparecidas”, disse. A legislação atual assegura que as amostras fornecidas voluntariamente pelos parentes serão usadas exclusivamente na identificação dos entes sumidos, e não para outro propósito.

Pontos de Coleta Manaus-AM: Laboratório de Genética Forense do Estado do Amazonas. Endereço: Avenida Noel Nutella, n. 300- Cidade Nova V. Manaus/AM. Telefone: (92) 3645-4428 / (92) 98416-122 (WhatsApp).

Com informações do Governo Federal

https://portalmanausalerta.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Pontosdecoleta20241.pdf

Clique aqui para acessar o link