Campanha de multivacinação vai até o dia 24 de maio no Amazonas

foto: Antonio Lima

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), lançou a campanha de multivacinação contra diversas doenças imunopreveníveis no estado.


A campanha ocorre no segundo semestre deste ano em 24 estados e no Distrito Federal, porém o Amazonas e Acre serão os dois estados que vão antecipar a imunização contra a poliomielite a partir deste mês. O adiantamento da vacinação nas duas localidades ocorre em razão da confirmação de um caso de poliomielite no Peru, que faz fronteira com os dois estados.


Para o secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad, a atenção é redobrada para a imunização contra a doença. Dos 62 municípios do Amazonas, 35 encontram-se em risco muito alto, 9 em risco alto, 13 em risco médio e 5 em risco baixo de apresentarem eventos ou surtos da poliomielite.

“É uma campanha de multivacinação, com foco na poliomielite. No entanto, também vamos conferir a carteira vacinal e aproveitar o momento para completar as vacinas que estão atrasadas no calendário”, disse.

As ações de multivacinação incluirão crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para ampliar a cobertura vacinal desse público no estado. Também serão ofertadas nesta estratégia todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas de campanha, como a influenza e a Covid-19, para o público-geral.

“O foco da campanha de vacinação é de até 15 anos, mas isso é apenas para atualização da carteira de vacinação. As vacinas estão disponíveis para toda faixa etária, então procurem atualizar, seja qual for a idade”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

 

Clique aqui para acessar o link