Buscas por menino que sumiu em tiroteio, no Iranduba, são encerradas e retornam pela manhã

As buscas pelo garoto Gabriel Lima dos Santos de apenas 12 anos foram encerradas por volta das 18h desta terça-feira (27) e devem retornar nesta quarta (28), a partir das 8h. Gabriel está desaparecido desde a parte da tarde, quando pulou no rio, no momento de um tiroteio que ocorreu na rua 7, do bairro Cidade Nova, no distrito de Cacau Pirêra. A Polícia Civil do Amazonas realizava operação no local contra o crime organizado. A família acusa os policiais de ter invadido a casa.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), que foram repassadas no início da ocorrência, o garoto teria sido atingido por um tiro. A mãe do garoto, identificada como Cleide, informou que Gabriel pulou junto com o pai, quando se assustou com a chegada da polícia. A mulher acusa ainda os policiais de terem revirado a casa atrás de droga e armas, mas disse que as autoridades entraram na casa errada.

No fim do dia, o tenente Liberato, chefe da equipe de socorro do CBM-AM, informou que as buscas foram realizadas com quatro mergulhos de 30 minutos cada, em uma área que tem aproximadamente 3 metros de profundidade. “Nós fizemos as buscas baseadas em informações que populares e familiares deram para nos, na direção onde supostamente a criança havia sumido, mas nada foi encontrado”, disse.

Ainda segundo Liberato, há possibilidade de a criança estar em terra, por conta da baixa profundidade do local, e caso todas as possibilidades de buscas sejam esgotadas e nada seja encontrado, o caso será repassado para a Polícia Civil investigar o desaparecimento.

Operação e tiroteio

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) confirmou por meio de nota que houve uma operação contra o crime naquela área. A ação correu de forma conjunta entre a 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba (distante 27 quilômetros em linha reta de Manaus) e a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) contra indivíduos envolvidos em crimes praticados na localidade.

“Durante a ação, houve troca de tiros entre a polícia e os indivíduos, e um homem, de identidade e idade ainda não revelados, foi preso em flagrante com uma arma de fogo. Ainda nesta terça-feira, uma família registrou um Boletim de Ocorrência (BO), no Posto de Policiamento Integrado (PPI) do Distrito do Cacau Pirêra, alegando que um adolescente de 12 anos teria desaparecido no ato da ação. O caso está sendo investigado e mais informações serão repassadas assim que possível”, diz a nota.

Portal Manaus Alerta