Bolsonaro volta a lamentar atos de 8 de janeiro e diz que seu governo teve alguns “furos”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a lamentar nesta segunda-feira, 16, os atos de vandalismo de 8 de janeiro, quando apoiadores extremistas dele invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, e reconheceu que seu governo teve alguns “furos”.


Essa foi a primeira vez que o ex-chefe do Executivo, que está nos Estados Unidos desde pouco antes da mudança de governo, fala publicamente sobre o episódio.

“A gente lamenta o que aconteceu dia 8, uma coisa inacreditável. O pessoal aprendeu o que é política, conheceu os poderes, começou a dar valor à liberdade. Eu falava para alguns sobre a liberdade, e eles diziam que era igual ao sol, nasce todo dia, mas não é bem assim não. A gente acredita no Brasil”, disse ele no condomínio onde está morando nos EUA, em vídeo divulgado pelo portal Metrópoles.

“Em quatro anos, todo dia era segunda-feira… tem alguns furos? Tem, lógico. A gente comete alguns deslizes em casa, quem dirá no governo. Se bem que em casa a gente sempre sabe quem é o responsável. É sempre nós, os maridos”, afirmou ele, em outro momento.

A declaração de Bolsonaro ocorre no momento em que o cerco contra ele aumenta. A pedido da Procuradoria-Geral da República, ele se tornou investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por incitar atos antidemocráticos e também sua eventual participação, ainda que indireta, nos atos do dia 8 está na mira das apurações.

No final de semana, após chegar dos Estados Unidos, o ex-ministro da Justiça da sua gestão e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, foi preso por ordem do STF após ter tido uma atuação considerada leniente para impedir a destruição dos prédios dos Poderes.