Bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica mantido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (Paic/FVS-AM), apresentaram, nesta quarta-feira (14), em conferência virtual, o relatório parcial de 14 pesquisas científicas desenvolvidas na edição vigente de 2020/2021.
Por meio da FVS-AM, o Paic/FVS-AM busca estimular a vocação científica em estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; e fortalecer o grupo de pesquisa da FVS-AM, por meio da participação de alunos de graduação nos projetos desenvolvidos na instituição.
A diretora-técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, apontou que o Paic/FVS-AM é desenvolvido de forma que integre conteúdo das áreas estratégicas para a Fundação. “São pesquisas que desenvolvem conteúdo sobre prevenção, educação em saúde e investigação epidemiológica de doenças e estão totalmente relacionadas às áreas de atuação da Vigilância em Saúde do Amazonas”, acrescentou.
De acordo com o pesquisador Sidnei Campos, do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP/FVS), a apresentação dos relatórios parciais é uma estratégia de acompanhamento dos estudos que estão sendo desenvolvidos. “Com a apresentação, os bolsistas apresentam as técnicas e métodos de pesquisa e podem contar com a experiência de outros estudantes e respectivos coordenadores no desenvolvimento do pensamento científico”, afirmou.
Ainda segundo Sidnei, estão presentes, como avaliadores, pesquisadores da FVS-AM, da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Nilton Lins e Universidade Federal do Pará (UFPA).
Temáticas
Nesta edição, os temas das pesquisas estão relacionados a diferentes setores da Vigilância em Saúde, dentre eles: “Análise de risco de agentes tóxicos em alimentos da merenda escolar na cidade de Manaus-AM”; “A prática educativa fundamentada na Vigilância em saúde ambiental e os desafios das ações locais: estudo na FVS-AM” e “Cadeia de transmissão dos casos emergentes na epidemia Covid-19 do Estado do Amazonas: estudo longitudinal de série de casos”.