A Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), inicia nesta segunda-feira (9), as inscrições para o processo seletivo do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025. Os interessados têm até o dia 16 de dezembro, às 13h, para realizar a inscrição por meio do site oficial: portalespi.manaus.am.gov.br.
Mais de 47 mil vagas disponíveis
Com foco em ampliar o acesso ao ensino superior para famílias de baixa renda, o edital 2025 oferece mais de 47 mil vagas distribuídas em descontos de:
- 100% (integral);
- 75%;
- 50%.
Os benefícios são aplicados a 88 cursos de nível superior, divididos entre:
- 42 cursos de bacharelado;
- 10 licenciaturas;
- 36 tecnólogos.
Os descontos podem ser concedidos por meio de compensação tributária ou de forma voluntária, quando não há abatimento de débitos de impostos.
Critérios para participação
Para concorrer ao programa, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
- Possuir ensino médio completo ou equivalente (ou concluir até 31 de dezembro de 2024);
- Não possuir diploma de curso superior;
- Não estar matriculado em instituição pública de ensino superior;
- Não ser beneficiário de outros programas de graduação mantidos por entes públicos ou privados.
Raimundo Pimentel Filho, diretor-geral da Espi, reforça a importância de ler todas as informações que constam no edital:
“Nossa orientação é que os candidatos leiam, com atenção, todo o edital, que também está disponível no Diário Oficial do Município, do dia 3/12, onde constam todas as informações necessárias para que não haja equívocos na hora de fazer a inscrição. Esse é nosso maior edital em número de vagas”, disse.
Retificação no edital
Uma retificação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de 6 de dezembro, ajustando informações nos Anexos 1 e 4 referentes a algumas instituições. No entanto, os demais itens e anexos permanecem inalterados.
Saiba mais: Edital do Bolsa Universidade 2025 será republicado por inconsistências operacionais