A Prefeitura de Manaus publicou o resultado preliminar do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025. A listagem está disponível para consulta no portal do candidato, acessível pelo link portalespi.manaus.am.gov.br, e será publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (26), a partir das 22h.
O programa registrou um recorde de 47.377 vagas oferecidas em edital único, promovendo acesso ao ensino superior em instituições privadas da cidade. Entre os inscritos, 18.787 candidatos foram classificados, enquanto 20.982 ficaram no cadastro de reserva, aguardando nova oportunidade durante o remanejamento de vagas remanescentes. Outros 5.389 candidatos foram eliminados por não atenderem aos critérios estabelecidos no edital.
Entrega de documentação
Os candidatos classificados devem entregar a documentação necessária de forma presencial entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2025, das 8h às 15h, na Instituição de Ensino Superior (IES) para a qual foram aprovados. É imprescindível apresentar a documentação original e uma cópia para comprovar as informações fornecidas no momento da inscrição.
Caso algum candidato discorde do resultado preliminar, ele poderá interpor recurso nos dias 27 e 30 de dezembro, das 8h às 14h, na sede da Espi, localizada na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste de Manaus.
Transparência no processo
De acordo com Raimundo Filho, diretor-geral da Espi, a seleção dos candidatos foi realizada de forma transparente e informatizada, com base nos dados fornecidos pelos próprios inscritos. “É responsabilidade do candidato comprovar, por meio de documentos, as informações declaradas na inscrição. Caso contrário, o benefício será perdido”, enfatizou o diretor.
Inclusão socioeducacional
O Programa Bolsa Universidade é voltado para estudantes de famílias de baixa renda, oferecendo bolsas integrais (100%), parciais de 75% e 50% no valor das mensalidades. Esta iniciativa é parte do compromisso da Prefeitura de Manaus com a inclusão socioeducacional, tendo disponibilizado, até agora, mais de 200.356 bolsas de graduação na gestão do prefeito David Almeida.