Biofiltro desenvolvido por estudantes de Manacapuru recebe menção honrosa no Solve for Tomorrow Brasil

Foto: Divulgação/Samsung

O Solve for Tomorrow Brasil1 recebeu os dez finalistas da 12ª edição para a cerimônia de premiação, realizada em São Paulo na última terça-feira (2). O programa de Cidadania Corporativa da Samsung com coordenação geral pelo Cenpec estimula alunos e professores de escolas públicas a criarem projetos científicos com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para propor melhorias importantes para suas comunidades.


Desenvolvido por quatro alunas da Escola Estadual José Mota, em Manacapuru, o Estado do Amazonas foi representado pelo projeto ‘ArapainaAtivo’, que recebeu uma menção honrosa devido ao potencial transformador de seu protótipo. Criado para beneficiar famílias sem acesso à água potável nos períodos de seca na região, o biofiltro para tratamento de água também atende à demanda de descarte da ossada do peixe pirarucu em rios e aterros, contribuindo com a contaminação da água e do meio ambiente.

Carla Gomes da Silva, aluna envolvida no projeto, conta que é muito importante representar o público feminino no meio da ciência. “Me sinto importante e espero inspirar outras meninas a fazerem seus projetos a participar do programa. Esse é um projeto com grande potencial, pois tem ajudado famílias e é super útil em nossa comunidade”.

Ainda sobre a experiência de participar do programa, a estudante Ursula Ferreira compartilha sua perspectiva ao participar do Solve for Tomorrow. “É uma experiência muito nova e incrível. Estamos conhecendo pessoas novas e vendo pessoalmente os outros projetos, que só conhecíamos por foto. Estamos aprendendo ainda mais e tendo a oportunidade de socializar com os demais alunos e professores finalistas”.

Por dentro do Solve for Tomorrow

O Solve for Tomorrow é o programa de Cidadania Corporativa da Samsung que está no Brasil desde 2014. A iniciativa conta com uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para contribuir com o desenvolvimento dos participantes em termos de criatividade, senso de empatia, análise e argumentação científica, pensamento crítico, trabalho em equipe, entre outras habilidades.

Só em 2025, o programa ofereceu mais de 2.500 horas de capacitação para os alunos e professores envolvidos, com sessões online e presenciais em cinco Estados brasileiros. Também em 2025, a edição brasileira do programa registrou um aumento de 28%2 no número de projetos inscritos, além do aumento significativo de 72% na participação de professores2. A participação feminina também cresceu em 2025, contabilizando 111% mais professoras e 10% mais alunas envolvidas no programa2.

No total, a iniciativa já envolveu mais de 185 mil alunos, mais de 42 mil professores e mais de 8 mil escolas públicas em todo o país.

Com informações da assessoria