Bilionário Jeff Bezos deixa comando operacional da Amazon

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, embarca em uma nova etapa de sua carreira após ter criado, a partir de uma modesta livraria online, uma das empresas mais pujantes do planeta: a Amazon.

Aos 57 anos, o empresário deixará nesta segunda-feira (5) o cargo de CEO para Andy Jassy para se dedicar a outros projetos, começando com uma viagem ao espaço em 20 de julho.

Ele manterá um papel-chave na empresa que fundou há 27 anos e permanecerá como presidente executivo do conselho de administração.

Embora tenha sido celebrado pelas muitas inovações que mudaram completamente setores econômicos inteiros, também foi muito criticado por certas práticas comerciais ou pelo tratamento dos assalariados.

Quer se trate da vendas de livros, TI ou entrega em domicílio, “Bezos é um líder que promove e mudança”, diz Darrell West, do centro de inovação tecnológica do Brookings Institution.

“Promoveu inúmeros serviços que as pessoas já incorporaram, como fazer compras online, fazer pedidos e mandar entregar no dia seguinte”, destaca.

Lançada da garagem de Bezos, a Amazon agora vale mais de US $ 1,7 trilhão (cerca de R$ 8,6 trilhões) na bolsa de valores e sua receita foi de US $ 386 bilhões (R$ 1,9 trilhão) em 2020. É um grupo tentacular, que vai do comércio online à computação em nuvem, passando por inteligência artificial e produção de filmes. Com informações do R7.