O governador Wilson Lima vistoriou, nesta segunda-feira (25), o Barco Hospital São João XXIII, um projeto inovador que promete transformar a assistência de saúde para comunidades ribeirinhas no Amazonas. Com inauguração prevista para dezembro, a embarcação é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas, a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e o Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT-AM).
Atendimento moderno e acessível
O barco hospital é equipado com infraestrutura de ponta para oferecer uma ampla gama de serviços, incluindo:
- Consultas clínicas e odontológicas
- Cirurgias gerais e oftalmológicas
- Exames laboratoriais e de imagem (ultrassom, mamografia, raio-x, entre outros)
- Serviços preventivos e ambulatoriais
A unidade conta com 14 leitos (10 para internação e 4 para recuperação pós-anestésica) e salas cirúrgicas equipadas para procedimentos avançados. Para atender com eficiência, a embarcação terá o suporte de duas ambulanchas para triagem e remoção de pacientes.
“Um espaço dotado de centro cirúrgico, cirurgias gerais, de oftalmologia, de odontologia, consultórios”, destacou o governador Wilson Lima.
Impacto social e saúde inclusiva
Com capacidade para atender cerca de 200 pessoas por dia, o barco hospital contará com mais de 80 profissionais voluntários. As expedições, com duração de até sete dias, alcançarão todas as calhas do Amazonas, priorizando comunidades indígenas e ribeirinhas.
Frei Alberto Medeiros, representante da Fraternidade São Francisco, reforçou o impacto da iniciativa:
“É um serviço que será garantido para toda população da região amazônica”.
Parcerias para o futuro
O projeto é resultado de investimentos oriundos de processos judiciais revertidos pelo MPT, além do apoio logístico e financeiro do Governo do Amazonas. A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, afirmou que o governo está comprometido com o sucesso da iniciativa.
Estrutura do Barco Hospital
A embarcação oferece:
- Posto de enfermagem e farmácia
- Cozinha e camarotes para a equipe
- Salas administrativas e áreas comuns
- Equipamentos modernos para eletrocardiograma, videocirurgia e mais.
Além disso, o barco hospital é parte de uma rede maior, sendo a terceira unidade da Fraternidade São Francisco, que já opera embarcações semelhantes no Pará.
Compromisso com a saúde das comunidades ribeirinhas
Com o Barco Hospital São João XXIII, o Governo do Amazonas dá um passo importante para democratizar o acesso à saúde e promover qualidade de vida em áreas remotas. A inauguração marcará uma nova era de atendimento para populações vulneráveis, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento humano e social do estado.