Nancy Crampton Brophy, autora de ensaios como How to Murder your Husband (em tradução livre: Como Matar Seu Marido), foi condenada a prisão perpétua por assassinar seu companheiro, Daniel Brophy, com uma arma de fogo.
Segundo a France Presse, a condenação saiu nessa segunda-feira, 13, após o júri deliberar a questão por um mês, concluindo que Nancy atirou e matou o próprio marido, além de ter recebido dinheiro do seguro de vida.
De acordo com a agência, a escritora pode entrar com pedido de liberdade condicional em 25 anos.
O crime
Nancy responde pelo homicídio do marido, que era chef de cozinha, enquanto ele se preparava para trabalhar, segundo reportagem do jornal local “Oregonian”. No entanto, ela diz que estava em uma cafeteria no momento do crime.
Os investigadores determinaram que não havia sinais de resistência ou luta e nenhum sinal de roubo. O marido dela ainda estava com a carteira, o celular e as chaves do carro, segundo documentos da perícia.
A morte dele seguiu um mistério até a prisão da escritora, em 2018. As autoridades norte-americanas nunca divulgaram um outro suspeito.
Segundo a agência de notícias Associated Press, a procuradoria do distrito disse, em depoimento ao Tribunal do Júri, que o assassinato teria sido motivado por uma apólice de seguro de US$ 1,4 milhão.
Já a advogada que defende a escritora disse que Nancy não ganhou nada após a morte e que a alegação de que ela buscava compensação de uma seguradora não era verdade.
No sugestivo ensaio que escreveu, ela elenca os motivos que poderiam levá-la a cometer o crime: problemas financeiros, mentiras ou decepções, se apaixonar por outra pessoal, abusos e, por último, vocação para matar. Ela ainda considera as armas do crime, descrevendo o uso de armas, facas, veneno e outros objetos.
As informações são do TERRA