Atleta de Tabatinga se consagra como melhor patinador do Brasil graças a atuação da Defensoria do AM

foto: divulgação/Assessoria

Sempre que o atleta Felipe Tamayo, 18, entra na unidade da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em Tabatinga (AM), a recepção é especial, com abraços, sorrisos e fotos. A cada medalha conquistada na patinação, a família Tamayo faz questão de comemorar com os defensores e servidores do Polo Alto Solimões, cuja atuação possibilitou ao jovem participar de competições internacionais e chegar ao grupo dos 20 melhores patinadores do mundo.

O carinho da família Tamayo pela DPE-AM vem desde novembro de 2022, quando Felipe viajou para o World Skate Games, na Argentina. Na ida, ao fazer conexão em Guarulhos (SP), o atleta foi informado no aeroporto pela Polícia Federal que não poderia embarcar, devido a problemas na autorização de viagem internacional para crianças e adolescentes – à época, ele tinha 17 anos.

“Faltava 1h30 para o voo. Eu liguei para um amigo, que avisou o meu pai, e ele foi correndo à Defensoria. Falou com o defensor público, e ele conseguiu fazer uma nova autorização. Eles foram correndo até a PF de Tabatinga e de lá enviaram o documento para a PF de Guarulhos”, relembra Felipe.

Luis Tamayo, pai de Felipe, garante que a agonia em Tabatinga foi ainda maior. “Em São Paulo eram 9h, aqui eram 7h da manhã. Lembro que nesse dia, a Defensoria inteira ‘parou’ para nos ajudar. Fiquei até com vergonha”, brinca.

Com a documentação resolvida, o desafio agora era embarcar. Felipe conta que decidiu calçar os patins no aeroporto, para chegar mais rápido ao portão de embarque. “Era eu patinando nos corredores e todo mundo me olhando! Até que um segurança me parou e disse que era proibido. Acabei perdendo o voo, mas a companhia aérea me colocou no voo seguinte”. Na Argentina, o tabatinguense ficou entre os 20 melhores do mundo na modalidade Patinação de Velocidade.

FAMÍLIA DE CAMPEÕES

Amante da patinação de velocidade, Luis é o treinador do Felipe e da Mariana, a filha caçula, de 13 anos. “Graças à Defensoria, também consegui a guarda da Mariana, e aí fica mais fácil para assinar a autorização quando ela precisa viajar para fora”, explica Luís. Atualmente, Mariana é 1º lugar no ranking da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) na Patinação de Velocidade e na Patinação de Fundo, categoria Pré-Júnior. Felipe é 1º lugar na Patinação de Velocidade e 2º na Patinação de Fundo, categoria Juvenil.

Em abril de 2023, a família voltou ao Polo Alto Solimões, mas desta vez não para trazer demandas jurídicas, e sim para exibir as duas medalhas de ouro e sete de prata que Felipe conquistou nos Jogos Sul-Americanos de Esportes Sobre Rodas, em Assunção, no Paraguai.

O defensor público André Beltrão, que atuou nos atendimentos à família Tamayo, faz questão de celebrar as vitórias de Felipe e Mariana.

“Faz parte do nosso trabalho cuidar de situações inusitadas, que não tenham soluções óbvias, como o caso da autorização urgente de viagem lá de Guarulhos. E essa família comove a gente, porque eles estão lutando por algo extraordinário. Eu nunca ganhei nenhuma medalha, mas ter contribuído de alguma forma com esses dois atletas me faz sentir um pouco olímpico também”.

Com informações da assessoria